O deputado conservador britânico James Gray foi demitido do seu cargo à frente da associação de beneficiência St John Ambulance na noite de segunda-feira, depois de ter confundido em público dois ministros britânicos de origem asiática e de ter comentado “eles parecem-me todos iguais”.

O caso aconteceu num evento da associação no parlamento britânico e foi revelado pelo Daily Mail, que cita uma testemunha no local. Tudo terá acontecido quando Gray apresentava o ministro responsável pela vacinação, Nadhim Zahawi, tendo-o confundido com o ministro da Saúde, Sajid Javid, que também estava presente.

Ao ser confrontado com a confusão, Gray terá respondido “eles parecem-me todos iguais”. De acordo com a mesma testemunha, Zahawi pediu de imediato para falar em privado com o deputado, de seguida.

Ao Daily Mail, o deputado reconheceu que confundiu os dois ministros, mas negou ter dito aquela frase. O tory acrescentou ainda que é amigo de ambos. Já a St John Ambulance confirmou o afastamento de Gray ao jornal: “Não toleramos nenhuma forma de racismo. Já falámos com James Gray após o evento sobre os nossos valores como uma associação aberta, inclusiva e progressista.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Também o Partido Conservador reagiu ao incidente, com uma porta-voz a classificar as declarações do deputado como “uma avaliação incorreta”. “Não toleramos racismo ou discriminação de qualquer tipo”, acrescentou o partido.

James Gray está debaixo de fogo político, já que esta é a segunda vez em poucas semanas que as suas piadas são mal vistas. O episódio anterior aconteceu no WhatsApp: quando um deputado do seu partido perguntou onde era o gabinete da presidente do Labour, porque precisava de lhe ir entregar algo, Gray respondeu “Uma bomba, se calhar?”.

O comentário foi criticado por vários deputados, incluindo do seu próprio partido, que consideraram a piada de mau gosto. O incómodo está relacionado com o facto de que, como relembra o The Guardian, o congresso dos trabalhistas deste ano foi na cidade de Brighton — a mesma onde em 1984 o grupo terrorista IRA colocou uma bomba, no congresso do Partido Conservador.