No mês de Setembro, os veículos exclusivamente com motores de combustão conquistaram 60,7% do mercado português, tendo os modelos a gasolina (40,8%) superado como habitualmente os diesel (19,9%). Entre os electrificados (36%), os híbridos representaram 11,6% das vendas, à frente dos híbridos plug-in (PHEV), com 11,2%, mas atrás dos 100% eléctricos, que atraíram 13,9% dos clientes.

Nos eléctricos a bateria, o líder destacado foi a Tesla, que tradicionalmente apenas realiza entregas no último mês do trimestre, com a chegada de mais um barco. E, no mês passado, foram entregues a clientes 321 Tesla, a esmagadora maioria Model 3, mas já com alguns Model Y a completar o conjunto, a maioria a vir da China – e assim continuará até a Gigafactory Berlim começar a exportar, o que deverá acontecer em Dezembro –, com alguns a serem oriundos de Fremont, na Califórnia (sobretudo as versões Performance).

A Peugeot foi a segunda no ranking das vendas, sobretudo com o e-208 e o e-2008, ao comercializar 198 unidades, à frente da Hyundai com 144 veículos, com os Kauai Electric e Ioniq 5, da Renault com o Zoe (92), da Nissan com o Leaf (91) e da Volkswagen (91), apesar de contar com o ID.3 e o ID.4. No acumulado do ano, a Tesla é a primeira marca de eléctricos em Portugal, com 1031 veículos vendidos, seguida pela Peugeot (873), Nissan (815), Renault (590), Hyundai (573) e Volkswagen (512).

Nos PHEV, quem mais vendeu foi a BMW (330 unidades), seguida da Mercedes (199), Volvo (134), Peugeot (84), Land Rover (80) e Renault (65). No acumulado de Janeiro a Setembro, é a Mercedes quem mais vende (2996), seguida da BMW (2504), Volvo (1591), Peugeot (728), Renault (537) e Volkswagen (387).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR