O Partido Ecologista Os Verdes questionou o Governo sobre o aparecimento de dezenas de peixes mortos nas margens do Rio Sizandro, em Torres Vedras, através de uma pergunta entregue na Assembleia da República.

No requerimento subscrito pela deputada Mariana Silva, Os Verdes questionaram o Ministério do Ambiente e da Ação Climática se tem conhecimento da “existência, nas últimas semanas, de dezenas de peixes mortos à superfície da água no Rio Sizandro”, junto ao Açude da Granja.

Os deputados ecologistas quiseram também saber se o Governo vai desenvolver alguma ação de inspeção para apurar a origem do que se passou, se confirma que as águas neste troço do rio se encontram poluídas e se o aparecimento de peixes mortos é frequente.

“Tratando-se de um problema ambiental grave e com riscos para a biodiversidade e para a saúde pública, além do apuramento imediato, que medidas irão ser tomadas para prevenir que não venham a ocorrer situações similares”, questionou ainda a deputada.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No documento entregue no parlamento, Os Verdes referem que foram alertados por moradores de Runa para o aparecimento de dezenas de ruivacos-do-oeste mortos à superfície, assim como de alterações no aspeto das águas do rio a nível da cor e cheiro, “o que pode indiciar a existência de fontes poluidoras”.

“Numa altura em que a conservação da natureza e promoção da biodiversidade são centrais na mitigação das alterações climáticas e promoção da sustentabilidade, esta e outras ameaças aos ecossistemas dos rios constituem atentados não só à prossecução desses objetivos, mas também à saúde pública e ao desenvolvimento”, é sublinhado.

Os Verdes alertaram que a espécie ruivaco-do-oeste, que mereceu investimentos para a sua conservação e reprodução nos rios Alcabrichel e Sizandro, em Torres Vedras, só existe nas ribeiras do Oeste e que usa a vegetação ribeirinha para a sua reprodução.