O número de mortes provocadas pelo naufrágio de uma embarcação ao largo da costa norte da província de Nampula, no norte de Moçambique, subiu para 14, disse esta terça-feira à Lusa fonte policial.

“No dia em que ocorreu o naufrágio foram recuperados nove corpos e nos últimos foram encontrados mais cinco, subindo para 14” o número de vítimas, disse Dércio Samuel, porta-voz da Polícia da República de Moçambique (PRM), em Nampula.

Um barco à vela dedicado à pesca, que transportava 30 pessoas da aldeia de Baixo-Pinda, naufragou na quinta-feira no distrito de Memba, naquela província.

Na ocasião, oito pessoas foram salvas por embarcações que estavam nas imediações e segundo o porta-voz da PRM, oito ainda estão desaparecidas.

As pessoas que foram salvas estão ainda a ser assistidas e acompanhadas pelos médicos”, referiu Dércio Samuel.

Na embarcação viajavam sobretudo mulheres dedicadas à apanha de marisco, quando no regresso foram surpreendidas por ventos fortes e ondulação de vários metros.

Sazonalmente, as autoridades locais desaconselham a pesca nesta altura do ano devido a fortes ventos do quadrante sul.

De acordo com Francisco Mussagy, secretário de bairro da povoação, “em 2016 houve um naufrágio em que, de 16 pescadores, apenas um sobreviveu, depois de ter passado três dias no mar à deriva”, e em 2020, “nesta mesma altura, houve também um naufrágio com um morto”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR