A associação Animal considerou esta quinta-feira “uma boa notícia” que a idade mínima para assistir a touradas passe para os 16 anos, mas sustentou que vai continuar a trabalhar “pelo fim dos dinheiros públicos para a tauromaquia”.

Governo aprova decreto-lei que interdita menores de 16 anos de assistirem a touradas

Congratulando-se com a decisão que foi aprovada esta quinta-feira em Conselho de Ministros, a presidente da Associação Animal, Rita Silva, afirmou à Lusa que “é uma vitória importantíssima” que deve ser celebrada, mas vai continuar a manter “os olhos no objetivo final”.

“É realmente uma boa notícia, obviamente que não é a ideal. O ideal é a proibição da tauromaquia, mas isso não acontece de um dia para a noite”, sustentou a responsável.

Rita Silva salientou que a associação “não vai parar de trabalhar essencialmente pelo fim dos dinheiros públicos para a tauromaquia”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A presidente da associação de defesa dos direitos dos animais considerou também que a “medida é tardia”, mas “não pode deixar de ser celebrar na mesma”.

Rita Silva relembrou ainda que, em 2015, a Animal apresentou uma petição na Assembleia da República a pedir que menores fossem impedidos de assistir e trabalhar na indústria tauromáquica, mas foi chumbada, tendo sido feito o mesmo pedido em 2019, mas “não houve grande acolhimento”.

A idade mínima para assistir a uma tourada em Portugal vai passar de 12 para 16 anos, decidiu o Conselho de Ministros esta quinta-feira.

Esta medida surge na sequência do relatório do Comité dos Direitos da Criança das Nações Unidas de 27 de setembro de 2019, que defende o aumento da idade mínima para assistir a espetáculos tauromáquicos em Portugal”, explicou o Governo no comunicado com as decisões tomadas esta quinta-feira pelo Conselho de Ministros.

Os 16 anos são também a idade mínima para “o acesso e exercício das atividades de artista tauromáquico e de auxiliar de espetáculo tauromáquico”, acrescentou o Governo no comunicado.

O comité das Nações Unidas para os Direitos das Crianças tinha recomendado a Portugal a alteração da idade mínima para assistir a touradas para os 18 anos.