O arquipélago dos Açores está, esta quinta-feira, sob aviso laranja devido à previsão de chuva forte, podendo ser acompanhada de trovoada, devido a uma depressão, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os grupos ocidental (Flores e Corvo) e central (S. Jorge, Terceira, Faial, Pico e Graciosa) dos Açores vão estar sob aviso laranja até às 12h00 desta quinta-feira (13h00 em Lisboa).

No grupo oriental (S. Miguel e Santa Maria), o aviso laranja vai estar em vigor até às 03h00 (04h00 em Lisboa) de sexta-feira.

O IPMA colocou também os grupos central e ocidental sob aviso amarelo devido à previsão de vento forte até às 18h00 e 15h00, respetivamente.

O aviso laranja é o terceiro numa escala de quatro de avisos meteorológicos e representa uma situação meteorológica de risco moderado a elevado.

Já o aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que a situação meteorológica representa risco para determinadas atividades.

Na quarta-feira, a delegação regional dos Açores do IPMA adiantou em comunicado que o agravamento do estado do tempo se deve a uma depressão com “atividade moderada a forte”.

Está prevista precipitação forte, que poderá ser acompanhada de trovoada e um aumento da intensidade do vento nos grupos ocidental e central, que deverá soprar de sul com rajadas até 90 quilómetros por hora durante esta quinta-feira, segundo o IPMA.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR