Duas empresas espanholas utilizam drones para levar água e comida a animais que estão encurralados no meio da lava lançada pelo vulcão Cumbre Vieja, em La Palma.

O governo local já aproveitou para agradecer a colaboração desinteressada das duas empresas, que se revelou vital para localizar e cuidar dos animais. O trabalho da Volcanic Life e Ticom Soluciones SL passa ainda pelo acompanhamento veterinário, escolhendo, por exemplo, que tipo de ração é que é indicada para cada animal.

“Ambas as empresas comunicaram que vão continuar com os trabalhos, que se realizam pelo quinto dia consecutivo, enquanto as condições meteorológicas assim o permitirem”, lê-se no comunicado do governo de La Palma.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Cumbre Vieja. Quase 3.000 pessoas confinadas depois de lava de vulcão fazer arder cimenteira

Os animais estão presos na zona alta de Todoque, em Los Llanos de Aridane, local em que é impossível aceder por via terrestre, devido às altas temperaturas e à lava.

Outras das preocupações das autoridades locais consiste em conseguir salvar animais domésticos das zonas mais afetadas pela erupção.

Autoridades ordenam evacuação de várias zonas de La Palma. Lava do vulcão Cumbre Vieja já atingiu 595 hectares

Na terça-feira, as autoridades de La Palma ordenaram a evacuação de 800 pessoas em vários locais de Los Llanos de Aridane, onde estão os animais. A corrente de lava do vulcão, que entrou em erupção a 19 de setembro, continua a avançar lentamente, ameaçando outras zonas da ilha.