A Escola Secundária Miguel Torga de Bragança vai proporcionar um dia de aulas diferente aos alunos, na quarta-feira, numa volta por diversos locais da cidade com deslocações de bicicleta, divulgou esta sexta-feira aquele estabelecimento de ensino.

A escola tem uma nova atividade denominada “Ao Património de Bike”, que vai levar os alunos do 7.º ano, na quarta-feira, a visitar de bicicleta “pontos de interesse artístico” em diversos locais da cidade de Bragança, onde vão acontecer as aulas de diferentes disciplinas.

O projeto enquadra-se no Plano Nacional das Artes e propõe-se “fomentar a aprendizagem de diferentes matérias num cenário artístico real, ao mesmo tempo que promove a sustentabilidade ambiental, incentivando os alunos a fazer as suas deslocações de bicicleta”.

De acordo com a explicação do docente responsável, José Domingues, “os alunos do 7.º ano são os primeiros a fazer o peculiar circuito, deslocam-se de bicicleta de aula em aula e de mochila às costas”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A partida está prevista para as 09h30 da escola em direção à Rotunda “dos burros”, “um elemento escultórico da cidade que faz referência à importância que outrora tiveram aqueles animais no transporte de produtos agrícolas das aldeias para a cidade”.

Nesta primeira paragem, os alunos abrem os cadernos para tomar nota da primeira aula, que vai ser de Geografia.

Seguem-se as aulas de Línguas Estrangeiras, na rotunda dos “Caretos”, “mais um elemento artístico que faz alusão às máscaras associadas às festas de inverno e, neste espaço, um artesão do concelho vai falar da importância e do simbolismo deste elemento”.

A aula seguinte junta as disciplinas de História e Cidadania e acontece na rotunda onde se encontra um monumento alusivo à Liberdade, que será o espaço para falar da importância do 25 de Abril.

Os alunos param depois na Rotunda da Cantarinha, “onde um outro artesão vai apoiar a aula de Ciências Naturais, juntando aqui o processo de produção da cantarinha com a matéria-prima que é usada no seu fabrico, nomeadamente barro e terra conhecida como “grosso”.

As aulas desta quarta-feira têm ainda paragens no Conservatório de Música e na Praça Camões, segundo o responsável.

A escola divulgou ainda que esta atividade é apadrinhada pelos ciclistas profissionais Ricardo Vilela e Vítor Carvalho, que vão acompanhar os alunos neste circuito, que conta com o apoio de diversas entidades locais, desde as forças de segurança aos bombeiros e Associação Comercial, Industrial e Serviços de Bragança (ACISB), entre outras.

Os alunos do 7.º ano são os primeiros a experimentar esta dinâmica, mas o programa prevê que todos os alunos da Miguel Torga de Bragança desenvolvam a atividade.

O professor responsável salienta que as aulas de Artes pretendem, acima de tudo, desenvolver a criatividade dos alunos, e defende que esta atividade “é também uma forma original e criativa de conhecer o património, valorizar a cidade”.

O docente destaca também que esta é uma forma de “promover a sustentabilidade e criar novas abordagens de ensino, ao mesmo tempo que se garante o contacto com diferentes tipos de arte aos alunos”.