O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou esta segunda-feira estar a aguardar o desenvolvimento das negociações do Orçamento de Estado para 2022, remetendo o eventual cenário de eleições legislativas antecipadas para “o seu tempo devido”.

“Tudo tem o seu tempo devido e deve ser assim”, referiu Marcelo aos jornalistas, em Braga, quando questionado se começa a equacionar o cenário de eleições antecipadas.

O chefe de Estado considerou necessário esperar pelos próximos dias para se saber qual a evolução das negociações para perceber se o Orçamento do Estado para 2022 é ou não aprovado.

“Vamos deixar ver os próximos dias e logo veremos”, acrescentou, falando à margem de uma conferência sobre “Fundos Europeus: O Minho e a Galiza”.

Na intervenção na conferência, Marcelo já tinha dito esperar que os próximos anos não sejam de campanha eleitoral, sublinhando ser “um mau sinal” quando as eleições não ocorrem no calendário previsto.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Para Marcelo, o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) é “um momento particularmente importante, único e singular”.

Marcelo diz que é preciso “aguardar para ver” evolução das negociações

O Presidente da República respondeu ainda com um “vamos aguardar para ver” sobre a evolução das negociações sobre o Orçamento do Estado para 2022.

“Vamos aguardar para ver”, disse o Presidente, quando questionado pelos jornalistas sobre uma eventual aproximação do Bloco de Esquerda ao Governo, que poderá garantir a viabilização do Orçamento.