Se está à espera de receber o BMW M3, M4 ou M4 Competition Cabrio que encomendou, prepare-se para esperar mais uns tempos. Isto porque, de acordo com a imprensa germânica, a produção destes modelos foi interrompida pelo construtor de Munique.

Nos últimos meses, todos os atrasos na produção de veículos têm sido devidos à falta de chips, ou semicondutores, um dos elementos mais pequenos e baratos de um automóvel moderno, mas sem os quais há uma série de sistemas que não funcionam. Desta vez, o problema é outro e um de que a BMW prescindiria com prazer, pois impede o fabricante alemão de satisfazer os seus clientes que procuram alguns dos seus desportivos mais atraentes.

Depois de iniciar a produção dos referidos modelos, a BMW veio a descobrir que o potente seis cilindros em linha tinha um problema. O fornecedor dos vedantes da cambota, a braços com um defeituoso controlo de qualidade, deixou passar peças não conforme a qualidade exigida pela BMW. O facto de o erro ter sido descoberto numa inspecção de rotina pelo próprio fabricante prova que a confiança dos construtores nos fornecedores tem de ter rédea curta.

A BMW funde o alumínio utilizado nos blocos e cabeças, maquina ambos até estarem exactamente à dimensão pretendida e aptos a suportar as pressões e temperaturas para debitar 510 cv. E depois, quando montou as nobres unidades motrizes, descobriu que os vedantes da cambota do motor que fornece 650 Nm, perfeitamente estáveis entre as 2750 rpm e as 5500 rpm, além dos 510 cv, tinham defeito.

O grupo de vedantes defeituosos fornecidos à marca alemã foi detectado a tempo, pelo que, segundo o construtor, apenas 35 motores considerados defeituosos foram utilizados em veículos de produção em série. As informações divulgadas pela imprensa germânica não especificam o tempo que será necessário esperar pela recepção de vedantes com as especificações correctas, bem como a sua montagem nos modelos destinados aos clientes, mas tudo indica que a BMW está confiante que tudo decorrerá de forma célere.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR