A jovem ativista sueca Greta Thunberg cantou, este sábado, num concerto de sensibilização para as alterações climáticas, em Estocolmo.

Segundo o canal britânico BBC, a ativista começou por discursar diante da multidão, ao que, após proferir a frase “we’re no strangers to love” (“não somos estranhos para o amor”), um segundo ativista, Andreas Magnusson, subiu para o palco e a sueca cantou a famosa música dos anos 80 de Rick Astley, “Never Going To Give You Up”.

Este foi o primeiro de 19 concertos organizados pelo movimento Fridays for Future’s (“Sextas-feiras pelo futuro”, numa tradução literal) que têm como objetivo lançar um alerta para as questões climáticas, e demonstrando novamente um dos grandes poderes da música: ser veículo de transmissão de uma mensagem.

O músico já expressou o seu agrado, na rede social Twitter, pela interpretação levada a cabo pela sueca que ficou famosa por ter impulsionado as greves climáticas estudantis: “Fantástico e muito obrigado”.

O espetáculo aconteceu a poucas semanas da Conferência do Clima COP26, que se vai realizar em novembro na cidade escocesa de Glasgow.

A jovem sueca Greta Thunberg já tinha partilhado esta canção através do fenómeno das redes sociais “rick rollin”, uma espécie de partida em que os utilizadores são direcionados para o vídeo da canção de 1987 sem se aperceberem. A ativista tinha pregado a partida aos seus seguidores, partilhado um link do vídeo no seu Twitter, dizendo que era um dos seus discursos preferidos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR