A comissão coordenadora distrital de Faro do Bloco de Esquerda (BE) criticou esta terça-feira o Governo por ter deixado fora da proposta de Orçamento do Estado investimentos “estruturantes” para o Algarve, como um novo hospital central.

O órgão partidário distrital do BE acusou o PS de “desiludir” os algarvios, classificou a proposta de Orçamento do Estado (OE) para 2022 como um “autêntico vazio quantos aos investimentos para o Algarve” e lamentou a ausência de investimento na requalificação da Estrada Nacional (EN) 125, ou nas dragagens necessárias em zonas costeiras da região, como a Ria Formosa.

O orçamento apresentado pelo Governo do Partido Socialista nada investe no Algarve quanto aos projetos estruturantes que foram sendo nos últimos anos apontados como de urgente realização para a região”, considerou o BE em comunicado.

A mesma fonte referiu que o Governo socialista apenas se “limita a incluir a ponte de Alcoutim e o Projeto de Eficiência Hídrica” como projetos a desenvolver na região e criticou uma “possível futura transferência destes equipamentos para os privados”, ficando “o serviço público prejudicado”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Para o Bloco de Esquerda Algarve é completamente inconcebível que a requalificação da EN 125, entre Olhão e Vila Real de Santo António, não avance no próximo ano de 2022, mantendo mais uma vez o autêntico inferno que é a circulação em localidades como Olhão ou Luz de Tavira”, argumentou o BE/Algarve.

Nestes pontos do sotavento algarvio, segundo o secretariado da comissão coordenadora distrital do BE, a construção de “variantes” é de “extrema urgência” para o alívio do tráfego automóvel e a redução da sinistralidade rodoviária.

Quanto ao novo hospital central do Algarve, o partido criticou que já tenha sido “por várias vezes lançada a primeira pedra” e siga “cobardemente fora dos projetos do Partido Socialista para o Algarve”, deixando a população sem “uma maior qualidade de serviços de saúde”.

O BE defendeu ainda a necessidade de a proposta de OE incluir um “plano de dragagens para o Algarve” para acabar com “assoreamentos de alguma gravidade” que criam “dificuldades a quem vive da pesca, assim como a todas as embarcações que circulam” nas áreas afetadas.

“Por tudo isto, o Bloco de Esquerda Algarve considera, que mais uma vez o PS desiludiu os algarvios, voltando a não cumprir com as promessas tantas vezes apregoadas em períodos eleitorais, estando o BE Algarve preparado para envidar todos os esforços de forma a que estas necessidades sejam incluídas em Orçamento, devido à necessidade vital para a região que tais projetos avancem no futuro imediato”, posicionou-se o secretariado distrital do partido.

O primeiro processo de debate parlamentar do OE2022 decorre entre 22 e 27 de outubro, dia em que será feita a votação, na generalidade, e a proposta do Governo, se não tiver alterações, tem o voto contra anunciado do PCP, BE e PEV.

No sábado à noite, um dia depois de ter recebido delegações partidárias no Palácio de Belém, em Lisboa, o Presidente da República afirmou que fez em público e privado o que podia para prevenir junto dos partidos uma crise política.

A votação final global está agendada para 25 de novembro, na Assembleia da República, em Lisboa e o Governo tem em curso negociações com os partidos de esquerda, o PAN e duas deputadas não inscritas, para procurar obter apoios para a aprovação do OE para próximo ano.