O Lazio-Inter teve uma primeira parte bem jogada mas relativamente “tranquila”, até pela homenagem que foi feita pela claque do clube de Roma a Simone Inzaghi no regresso ao Olímpico, mas o segundo tempo foi uma autêntica panela de pressão pronta a fazer saltar a tampa após o 2-1 de Felipe Anderson nos minutos finais do encontro quando Dimarco estava no chão. Houve muitos empurrões, a confusão gerada depois da partida entre Luiz Felipe e Correa, até um cartão vermelho. No entanto, esse encontro que terminou com a primeira derrota dos campeões na Serie A não se ficou pelas quatro linhas. Longe disso.

O estranho festejo de Luiz Felipe, da Lazio, às cavalitas de Correa, do Inter… que não gostou muito da atitude do ex-colega

Logo na noite de sábado, as imagens de um adepto da Lazio fazendo sons que imitavam um macaco para o neerlandês Dumfries, que foi lançado por Inzaghi no segundo tempo, não demoraram a ser partilhadas por vários meios de comunicação, com vários adeptos e organizações a pedirem um castigo severo por ser fácil identificar a pessoa em causa, pelo local que ocupava no estádio e por ser facilmente reconhecível. Agora, as atenções viraram-se para Juan Bernabé, tratador da águia Olympia do conjunto romano.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Num vídeo com cerca de 15 segundos que não demorou a circular nas redes sociais, o espanhol, que foi o tratador da águia Vitória no Estádio da Luz antes de deixar o Benfica em 2010 e mudar-se para Itália, aparece a fazer gestos fascistas para uma bancada após o encontro perante os cânticos “Duce, duce” ligados a Benito Mussolini e ao fascismo, sendo que esse mesmo setor não é aquele onde está concentrada a claque da Lazio, a Curva Nord, conhecida por integrar vários elementos de extrema direita. Perante a indignação de vários responsáveis e organizações, o clube despediu de imediato Juan Bernabé.

“Nas últimas semanas, a Lazio enviou uma carta aos seus colaboradores para recordar que devem respeitar o Código de Ética em vigor e, em particular, que tenham um total respeito pelos princípios que sempre inspiraram a atividade da empresa, tanto no campo desportivo como nos relacionamentos sociais. Foi sempre dada uma particular atenção sempre à proibição absoluta de ações e comportamentos discriminatórios de qualquer natureza em todos os perfis protegidos pelo artigo 3 da Constituição”, começou por justificar o clube num comunicado emitido ao final da manhã desta quarta-feira.

“Portanto, ao saber da existência do vídeo que retrata Juan Bernabè ( funcionário de uma empresa fora da Lazio) em atitudes que ofendem a empresa, os adeptos e os valores que inspiram a nossa comunidade, foram tomadas medidas com vista à suspensão imediata do serviço em causa e à eventual rescisão dos contratos existentes”, acrescentou ainda o mesmo texto publicado pelos laziale.

Polícia identificou 20 adeptos da Lazio que usaram imagem de Anne Frank

“Perante a ostentação de gestos ou símbolos que evocam ideias fascistas não pode haver qualquer tipo de ambiguidade, hesitação ou dúvida. A sociedade e a Federação de Futebol devem intervir com a maior urgência e eficácia. Os fascistas e aqueles que promovem o ódio devem ser afastados do mundo do futebol porque é um ódio que se espalha do campo para qualquer lugar”, tinha comentado antes da tomada de decisão da Lazio a líder da União das Comunidades Judaicas Italianas, Noemi Di Segni.

Adeptos detidos, proibições, bananas que só valem multas e a “perseguição” a Balotelli: os exemplos de racismo lá fora