Um consórcio apoiado pelo Turismo de Portugal e pela Confederação do Turismo de Portugal (CTP) entregou esta terça-feira ao Governo uma agenda mobilizadora para tentar financiar projetos de 145 milhões de euros associados ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

De acordo com um comunicado esta terça-feira enviado às redações, o consórcio, que reúne “empresas e entidades da área do Turismo, universidades, entidades ligadas à inovação e tecnológicas”, entregou ao Governo a “Agenda Acelerar e Transformar o Turismo”, estando “em sintonia com o Turismo de Portugal e a Confederação do Turismo de Portugal”.

Trata-se de uma agenda mobilizadora que visa obter apoio financeiro a projetos que no global estão avaliados em 145 milhões de euros. Projetos de investigação e desenvolvimento, inovação, transformação digital e transição climática, na área do Turismo, que pretendem cumprir os eixos definidos no PRR”, pode ler-se no comunicado da CTP.

O documento refere ainda que, “por outro lado, a Agenda Acelerar e Transformar o Turismo visa concretizar os objetivos do Plano Reativar o Turismo, já aprovado em Resolução do Conselho de Ministros, para incentivar a retoma do setor do turismo nacional”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Com a agenda proposta, o objetivo é, segundo a CTP, “contribuir para a alteração do perfil de especialização na área do turismo e na economia portuguesa em geral”.

Também é pretendido “dotar as empresas de maior capacidade tecnológica e de inovação, permitindo também uma requalificação e especialização dos recursos humanos e a redução das emissões de CO2 [dióxido de carbono], tendo em conta a transição climática necessária”, de acordo com o documento.

Para o presidente da CTP, Francisco Calheiros, citado no comunicado, “é extremamente importante” que a agenda seja aprovada.

Nesse caso, permitirá “investimentos imprescindíveis em projetos que visam não só acelerar a retoma da atividade turística, como também irão tornar o turismo em Portugal ainda mais qualificado e preparado para a transição climática, fatores a que os turistas e visitantes dão cada vez mais importância”, segundo o responsável.

Para a CTP, as propostas contidas na agenda “são um veículo imprescindível para que o ecossistema do turismo possa fazer face a um mercado mais competitivo no pós-pandemia e acelerar a retoma do crescimento e assim continuar a dar o seu contributo importantíssimo para a economia nacional”.