Quase nove milhões de portugueses já receberam pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19. De acordo com o relatório de vacinação divulgado esta terça-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS), um total de 87% da população tem pelo menos uma dose da vacina, enquanto 85% já completou o esquema vacinal.

Em termos regionais, o Algarve está abaixo da média nacional e conta com 82% da população com uma toma e 80% completamente vacinada —  não tendo atingido a meta nacional dos 85%. Pelo contrário, a região Norte é a mais avançada: 89% já tomou uma dose e 88% terminou o esquema vacinal. Segue-se o Centro e o Alentejo — ambas as regiões têm 88% da população com uma dose, ao passo que 87% está completamente imunizada.

Na última semana, Lisboa e Vale do Tejo foi a região que mais inoculou: foram administradas 21.477 vacinas. No entanto, continua abaixo da média nacional — 85% da população tomou uma dose e 83% completou o esquema vacinal.

As regiões autónomas da Madeira e dos Açores também ainda não atingiram a meta dos 85% da população vacinada — 84% da população tomou pelo menos uma dose, ao passo que 83% das pessoas já têm o esquema vacinal completo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

85% da faixa etária entre os 12 e os 17 já completou vacinação

Apesar de a faixa etária entre os 12 e os 17 anos ter sido a última a ser vacinada, o relatório desta terça-feira mostra que 85% já tem a vacinação completa, enquanto 89% já recebeu pelo menos uma dose da vacina — uma subida de um ponto percentual face à semana passada.

No grupo etário dos 18 aos 24 anos, 91% da população já tem uma dose da vacina e 87% completou o esquema vacinal — uma subida de um ponto percentual comparativamente com o relatório anterior. Igual subida teve o grupo etário entre os 25 e os 49 anos, que conta com 95% com uma dose e 92% com a vacinação completa, e a faixa entre os 50 e os 64 anos — que já tem 98% da população completamente vacinada.

Desde dezembro, mês em que se iniciou a campanha de vacinação, Portugal recebeu mais de 20 milhões de doses de vacinas, tendo sido distribuídas mais de 16 milhões.