A Suíça desistiu da candidatura a solo e juntou-se a Portugal e Espanha à organização conjunta do campeonato da Europa de andebol em 2028, que passa a ser o único projeto proposto, indicou esta quarta-feira a federação europeia (EHF).

O projeto de Portugal, Espanha e, agora, Suíça será o único que comparecerá à eleição definitiva da sede do Europeu2028 no congresso da EHF em 20 de novembro, em Viena, já que a outra candidatura defendida conjuntamente pela Dinamarca, Suécia e Noruega foi retirada, conforme confirmou o organismo.

Portugal e Espanha formalizam candidatura conjunta para acolher Euro2028 de andebol masculino

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Os três países encaram a candidatura conjunta como uma opção para sublinhar a sua vontade de fazer do Europeu2028 um evento de destaque, apresentando o icónico Estádio Santiago Bernabéu, casa do Real Madrid, como um possível local para o último fim de semana da prova”, refere em comunicado a EHF.

O comité executivo da EHF aprovou por unanimidade a nova candidatura conjunta, que inclui também o Palau San Jordi, em Barcelona, o estádio Wanda Metropolitano, em Madrid, e o Palexpo, em Genebra, como cenários possíveis para o último fim de semana da competição.

A mudança alterou a situação geral das propostas para os campeonatos da Europa de andebol em 2026 e 2028, já que Portugal e Espanha tinham concorrido com uma candidatura conjunto para o torneio masculino de 2028 e a Suíça estava a concorrer para os de 2026 e 2028.

O congresso extraordinário da EHF em 20 de novembro, em Viena, terá em cima da mesa apenas uma candidatura para cada uma das quatro nomeações continentais que deverá atribuir:

  • Europeu2026 masculino (de 15 de janeiro a 1 de fevereiro): Dinamarca-Suécia-Noruega.
  • Europeu2026 feminino (de 3 a 20 de dezembro): Rússia.
  • Europeu2028 masculino (de 13 a 30 de janeiro): Espanha-Portugal-Suíça.
  • Europeu2028 feminino (de 30 de novembro a 17 de dezembro): Noruega-Dinamarca-Suécia.