A capital do Irão, Teerão, enfrenta a sua pior seca em meio século com uma diminuição de 97% da chuva, afirmou o diretor adjunto para a água e energia hidroelétrica da empresa regional de água esta terça-feira.

A precipitação em Teerão atingiu os 0,4 milímetros (mm) desde 23 de setembro, contra 14,3 mm durante o mesmo período do ano passado, disse Mohammad Shariari, citado pela agência noticiosa ISNA.

As águas subterrâneas e à superfície estão num estado crítico e não houve uma seca comparável nos últimos 50 anos.”

As cinco barragens que alimentam a capital iraniana estão atualmente a um terço da sua capacidade, com 477 milhões de metros cúbicos (m3) de água. O ano passado, o volume retido era de 729 milhões de m3.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Acresce que o consumo de água pelos setores da agricultura e indústria aumentou 14% e 8%, respetivamente, em relação ao ano anterior.

Por outro lado, a produção de energia hidroelétrica desceu 40% para os 250.000 megawatts por hora nos últimos seis meses, segundo Shariari.

A província de Teerão tem 13,5 milhões de habitantes, ou seja, 16,5% da população total do país, dispersos por uma área que não ultrapassa os 1,1% da superfície do Irão.