O presidente do Conselho de Ilha de São Jorge identificou como prioridades a apresentar ao Governo dos Açores o transporte aéreo, reivindicando mais ligações semanais com Ponta Delgada, e marítimo, pois não existe um barco sedeado nas Velas.

Em declarações à agência Lusa, Rogério Veiros afirma que a ilha de São Jorge está “extremamente preocupada” com a atual situação dos transportes porque “foram feitas promessas que não estão cumpridas”, havendo apenas duas ligações aéreas semanais entre Velas e Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, a “principal porta de entrada do turismo dos Açores durante o período de inverno”.

O responsável considera que, na Ilha de São Jorge, onde o Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM) inicia na quarta-feira uma visita estatutária, “existem menos serviços aéreos do que, por exemplo, na Graciosa, que tem menos população e mercado”.

Rogério Veiros refere que, no capítulo das obrigações de serviço público de transporte marítimo de passageiros, se “continua sem um barco sedeado nas Velas”.

“Essas foram promessas eleitorais que São Jorge quer ver cumpridas”, disse, notando que há “menos ligações entre São Jorge e Pico durante o período de inverno”.

O Conselho de Ilha de São Jorge quer também ver concluídas as obras no Centro de Saúde das Velas, onde as “obras ainda não começaram e estão envoltas em várias infelicidades”, ligadas à “falência do empreiteiro que estava a executar a obra, tendo sido lançado novo concurso público”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A população pretende ainda ver resolvida a questão da “falta de médicos” na ilha.

No âmbito da visita estatutária a São Jorge, ao abrigo do Estatuto Político-Administrativo dos Açores, que determina que o Governo Regional deve visitar pelo menos uma vez por ano as seis ilhas sem departamentos governamentais, o executivo de José Manuel Bolieiro vai, na quarta-feira, reunir-se com o presidente e vereação da Câmara Municipal de Velas, bem como com os deputados regionais eleitos por São Jorge.

Está prevista a assinatura do contrato do novo Centro de Saúde de Velas, uma visita à Estrada Regional da Transversal Urzelina/Santo António, outra à Estrada do POA Rosais, Cabo da Ponta/Sete Fontes/Farol, bem como às muralhas do Forte de Santa Cruz no Porto de Velas.

O executivo vai também reunir-se, na quarta-feira, com os presidentes de junta de Velas: Manadas, Norte Grande, Rosais, Santo Amaro, Urzelina e Velas.

Está também programada a reunião do Conselho de Ilha de São Jorge.

Desde a fase mais aguda da pandemia da covid-19, esta vai ser a segunda ilha a ser visitada oficialmente pelo Governo dos Açores, depois da ilha Graciosa, onde o executivo está desde segunda-feira.

Estas foram as primeiras visitas oficiais do novo executivo açoriano do PSD-CDS-PPM, eleito em outubro de 2020.