O ex-futebolista e treinador escocês Walter Smith, que foi também selecionador da Escócia e presidente do Glasgow Rangers, morreu esta terça-feira aos 73 anos. Foi precisamente no Rangers, onde também foi treinador, que alcançou um estatuto como que lendário, visto ter ganho 21 troféus em duas passagens pelo Ibrox Stadium, tornando-se assim o segundo técnico com maior sucesso no clube, atrás apenas de Bill Struth. Na equipa de Glasgow, Smith ganhou os últimos sete títulos numa senda de nove campeonatos escoceses conquistados nos anos 90. Depois de uma passagem pelo Everton de Inglaterra e ainda pela seleção escocesa, regressou ao seu Rangers para ganhar mais três títulos domésticos e ue, que perdeu frente aos russos do Zenit, em 2008. A sua morte vem no mesmo ano em que o Rangers volta a conquistar o campeonato, o primeiro desde 2011, conquistado também pelo histórico treinador.

O título conquistado neste ano de 2021 veio sob o comando do ex-capitão do Liverpool Steven Gerrard, que reagiu à morte de Walter Smith dizendo que falou com ele recentemente: “Falei com o Walter no último fim de semana, mesmo com ele a enfrentar a doença, ainda me pôde aconselhar e dar apoio. Estou grato. Todos, no Rangers, teremos muitas saudades”.

Segundo a BBC, o presidente do Glasgow Rangers, Douglas Park, afirmou ser “praticamente impossível encapsular aquilo que o Walter significa para todos no clube”. “Ele incorporava tudo o que Rangers deve ser. A sua personalidade e liderança foi inigualável e vai ver na memória de todos os que trabalharam com ele.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Walter Smith foi também jogador, fazendo mais de 200 jogos pelos escoceses do Dundee United, antes de uma lesão o obrigar a retirar dos relvados muito cedo, aos 29 anos, na chegada dos anos 80. Poucos anos depois, seria adjunto de Sir Alex Ferguson pela primeira vez na seleção escocesa, durante o Mundial 1986, no México. Smith voltaria a ser adjunto de Ferguson mas já no Manchester United, em 2004, onde ajudou a orientar um jovem chamado Cristiano Ronaldo.

O escocês foi também presidente do Rangers, mas apenas durante três meses, em 2013, demitindo-se após entrar em conflito com a restante direção. Foi o próprio clube a confirmar em março que o seu antigo treinador e dirigente estava no hospital a recuperar de uma operação. Nas redes sociais, não foi o clube que mais marcou a carreira de Walter Smith que lamentou a morte. Também o Manchester United, mas até o grande rival de sempre, o Celtic, lamentaram o desaparecimento da lenda do futebol escocês.