789kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Jean Paul Gaultier lança serviço de aluguer de peças icónicas do arquivo da marca

Este artigo tem mais de 2 anos

O criador de moda francês lança um serviço de aluguer de peças dos anos 89 e 90, como os famosos corpetes com cones usados por Madonna. Online, vende ainda artigos vintage que pertenceram a clientes.

Madonna
i

A marca Jean Paul Gaultier vai aluguer peças do seu arquivo e os corpetes com soutien com cones, que Madonna popularizou na sua blonde Ambition Tour (1990), são algumas das peças disponiveis.

Getty Images

A marca Jean Paul Gaultier vai aluguer peças do seu arquivo e os corpetes com soutien com cones, que Madonna popularizou na sua blonde Ambition Tour (1990), são algumas das peças disponiveis.

Getty Images

Jean Paul Gaultier até pode ter anunciado no início de 2020 que iria dar por terminada a sua carreira na moda, mas a verdade é que desde então continuamos a ouvir falar continuamente do criador francês. O desfile de Alta Costura primavera/verão 2020 em janeiro desse mesmo ano, marcou a sua despedida das passerelles ao fim de 50 anos de carreira, contudo entre as novidades da marca, como uma exposição de moda da qual é curador na cinemateca francesa ou facto de as suas criações continuarem a inspirar outros designers e celebridades, Gaultier é agora notícia porque vai lançar um serviço de aluguer e as peças disponíveis vêm diretamente do arquivo Jean Paul Gaultier.

Entre as cerca de 30 mil items que poderão ser alugados, estão peças masculinas e femininas das décadas de 1980 e 90 e criações icónicas, tanto da moda como da cultura popular, como por exemplo os corpetes com soutien com cones, que Madonna popularizou na sua Blonde Ambition Tour. Segundo o jornal The Guardian, os preços podem oscilar entre 150 euros por uma écharpe e 700 euros por um vestido de noite. O lançamento acontece esta quarta-feira, dia 27 de outubro.

Simultaneamente, a marca Jean Paul Gaultier reuniu uma seleção de peças vintage, a partir de coleções privadas e revendedores, que vai colocar à venda no site da marca (algumas já podem ser vistas por lá). Atualmente sob a gestão de Antoine Gagey e com Florence Tétier como diretora criativa, em maio deste ano regressou a coleção de prêt-à-porter, que esgotou em poucas horas, contudo estão de parte as coleções sazonais e as novidades passarão por colaborações. O próprio site está diferente. Quando Gaultier deixou o seu lugar no início de 2020, anunciou que a casa iria passar por uma série de mudanças e haveria uma nova estratégia. A marca está a preparar-se para uma nova era da moda e para uma nova geração de clientes.

61st Annual GRAMMY Awards - Inside Photo Call For STX Entertainment's "Hustlers" 2019 Sundance Film Festival - "Honey Boy" Premiere

Miley Cyrus nos prémios Grammy de 2019 com um look Jean Paul Gaultier Alta Costura de 2010. ECardi B numa apresentação de Hustlers em 2019 com um vestido Jean Paul Gaultier de 1995. A atriz e cantora FKA Twigs no Sundance Film Festival em 2019, com um corpete de Vivienne Westwood e um casaco Jean Paul Gaultier de 1990.

Getty Images for The Recording A

O lançamento do serviço de aluguer, um projeto do próprio Gaultier, surge neste contexto, com a ambição de posicionar a casa Gaultier na linha da frente do aluguer de luxo, e na sequência de um interesse crescente nas peças Jean Paul Gaultier em sites de roupa vintage, em especial os corpetes. Em julho deste ano a Vogue americana dava conta de que as peças vintage Jean Paul Gaultier se estavam a tornar uma obsessão entre celebridades, com Miley Cyrus, Cardi B, Beyoncé ou as irmãs Kendall e Kylie Jenner como exemplos. A tendência vintage na moda sempre existiu, mas agora está de facto a viver uma fase de crescimento nas gerações mais novas e Jean Paul Gaultier procura com este novo projeto conquistar novos clientes e projetar a sua marca no futuro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora