O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou esta quarta-feira com a Ordem de Mérito um trabalhador da Renault Cacia, a segunda maior fábrica da indústria automóvel em Portugal que celebra o seu 40.º aniversário.

“O mais óbvio era condecorar a empresa, mas depois pensei que isso era muito pouco original, havia tempo para o fazer oportunamente. Ponderei e decidi manifestar essa gratidão condecorando um trabalhador”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, depois de uma visita à fábrica de Cacia do Grupo Renault.

Salientando “não ser possível condecorar todos”, o Presidente da República condecorou com a Ordem de Mérito, Hipólito Rodrigues Branco, um dos trabalhadores mais antigos daquela que é a segunda maior fábrica da indústria automóvel em Portugal.

Tem 40 anos da Renault Cacia e mais seis de uma empresa que ela [Renault] entretanto comprou. Um trabalhador português que, à sua maneira, foi pioneiro por mais de quatro décadas”, salientou Marcelo Rebelo de Sousa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O chefe de Estado salientou ainda que a condecoração homenageia “todo o passado, presente e futuro” da instituição que celebra o seu 40.º aniversário.

A Renault Cacia, inaugurada em 1981 naquela área industrial de Aveiro, produz, atualmente, caixas de velocidades e componentes para motores, como bombas de óleo, árvores de equilibragem e outros componentes em ferro fundido e alumínio.