A França decidiu esta quarta-feira que vai avançar com um primeiro pacote de sanções contra o Reino Unido devido ao número limitado de licenças de pesca distribuídas aos pescadores gauleses, incluindo “controlos sistemáticos” sobre produtos britânicos.

Desejamos que, simplesmente, o acordo concluído entre os dois países seja respeitado. O que constatamos é que faltam quase 50% das licenças às quais temos direito. É uma situação inaceitável e aviso que a nossa paciência tem limites”, disse hoje o porta-voz do Governo francês, Gabriel Attal, no fim do Conselho de Ministros.

O pacote de medidas que vai avançar já a 2 de novembro inclui mais controlos aduaneiros e sanitários, executados de forma sistemática, dos produtos britânicos que cheguem a França. Já os produtos do mar vindos do Reino Unido estão proibidos, havendo também controlos sobre os camiões que atravessem o Canal da Mancha.

Apesar de um acordo pós-Brexit que permite aos pescadores dos dois lados manterem direitos sobre as respetivas águas, segundo Paris as autoridades britânicas estão a pedir comprovativos adicionais aos pescadores gauleses, impedindo centenas de navios de pescarem nas águas junto às ilhas de Jersey e Guernesey.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As autoridades britânicas já terão autorizado cerca de 200 licenças, mas os franceses reclamam ainda 244 autorizações suplementares.

A tensão entre os dois países subiu no mês de setembro, com ameaças de parte a parte, incluindo um possível corte de energia a estas ilhas britânicas, já que o abastecimento se faz a partir de França.

França resgata 126 migrantes que tentavam alcançar Reino Unido

Para além do conflito na pesca, as autoridades dos dois países têm tido dificuldades de entendimento sobre os migrantes de Calais, que chegam em números recorde à costa do Reino Unido vindos de França.