A empresa SpaceX, que lançou a primeira missão ao espaço composta apenas por tripulantes civis, está a parada. O motivo? Problemas com as sanitas, que podem mesmo chegar a comprometer a segurança das cápsulas.

De acordo com o vice-presidente da SpaceX, William Gerstenmaier, um tubo acabou por se deslocar num voo experimental no mês passado, o que fez com que urina se derramasse no chão no momento da descolagem. Isso fez com que a empresa tivesse de rever todo o sistema de canalização.

Ao portal Spaceflightnow, o responsável assegura que o problema já foi “resolvido”, tendo sido soldada uma estrutura da sanita. Contudo, William Gerstenmaier anunciou que estão a ser feitos testes para perceber se o líquido derramado danificou as cápsulas.

No entanto, a NASA, que colabora neste projeto, ainda “tem algum trabalho para fazer” antes de as cápsulas voltarem ao espaço, tendo de proceder à verificação do estado da canalização. Kathy Lueders, administradora das operações especiais da NASA, sinalizou que os testes estão prestes a ser finalizados. “A revisão é uma etapa de um conjunto final para nos prepararmos para o voo.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

SpaceX. Primeira missão da História tripulada apenas por civis já seguiu para o espaço

Os engenheiros das duas empresas deverão divulgar os planos finais do sistema de canalização e anunciar os possíveis danos na sexta-feira.