A Câmara de Torres Vedras conquistou o primeiro lugar do prémio internacional Dosta!, para a integração da comunidade cigana, foi esta quinta-feira anunciado.

O prémio, atribuído pelo Congresso dos Poderes Locais e Regionais do Conselho da Europa, foi entregue no seu 41º congresso, que termina esta quinta-feira em Estrasburgo.

A distinção tem em conta a implementação do Plano Local de Inclusão da Comunidade Cigana.

Na entrega do prémio, a vereadora do Desenvolvimento Social da Câmara Municipal de Torres Vedras, Ana Umbelino, citada em nota de imprensa, referiu que o trabalho convocou, desde o início, a participação da comunidade cigana e de parceiros de diversos setores.

O plano inclui áreas como habitação, educação, cultura, formação e emprego.

Com vista à integração da comunidade cigana, a autarca destacou a criação de mediadores na autarquia e do Grupo de Ação Comunitária, composto por cidadãos da comunidade cigana, para promover a participação e o diálogo entre a comunidade e as autoridades locais.

Ana Umbelino dedicou a distinção “a todos os ativistas ciganos, em especial, às mulheres que fazem ouvir as suas vozes e constituem uma fonte de inspiração pelas suas histórias de resistência e superação”,

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Torres Vedras, no distrito de Lisboa, é o primeiro município português, desde 2007, a ser distinguido com o prémio.

O Plano Local de Inclusão da Comunidade Cigana de Torres Vedras foi o primeiro plano do género elaborado em Portugal, surgindo no âmbito do trabalho desenvolvido pelo município enquanto parceiro da rede “ROMED2”.

Em 2019, Torres Vedras recebeu a visita de uma comitiva do Conselho da Europa para conhecer o trabalho desenvolvido neste âmbito, assim como uma outra comitiva constituída por membros do Alto Comissariado para as Migrações.