Neymar não é consensual. Por ser polémico, por ser artista, por gostar de futebol, mas também muito do Carnaval brasileiro, onde é presença assídua. Há ainda as lesões e expulsões que acontecem muitas vezes pela altura do aniversário da irmã, e que tanta estranheza têm causado. Existem também as atitudes mais irrefletidas em campo, mas também as fintas, os túneis, picadinhas, as assistências e os golos. Numa recente entrevista ao canal de YouTube “Fui Clear???”, o jogador brasileiro comentou a sua vida fora de campo ou, pelo menos, o que acha que quem está fora deve considerar da mesma. Pede, ao invés, que se foquem no que faz dentro das quatro linhas, pedindo “respeito”.

“Falo de respeito porque as pessoas dizem ‘ah, o Neymar não cuida de si, é isto, é aquilo“. Como é que alguém consegue estar 12 anos no topo sem cuidados? Ninguém consegue. Sei tratar de mim, tenho um fisioterapeuta e um preparador físico praticamente 24 horas comigo. Para quê? Para nada?”, questiona, dando a entender que trabalha com esses profissionais para manter-se em forma.

A estrela da canarinha queixou-se ainda dos rótulos que lhe atribuem e de quem diz o que pode ou não fazer enquanto futebolista. Por exemplo, que não pode sair ou ir a festas. “Saio quando posso, quando é possível e não tenho treino no dia seguinte. Não vou deixar de fazer as coisas. Qual é o problema?”, atirou, acrescentando sobre a sua vida, mas também exibições, segundo as declarações citadas pela Marca: “Têm de cobrar-me pelo que faço dentro do campo, aí permito que falem, mas o que faço fora…”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Neymar já custou quase 500 milhões de euros ao PSG, que lhe paga um bónus para ser “amável” com os adeptos

Mostrando ambição e que quer “ganhar de qualquer forma”, admite erros e que errará “muito mais”. No entanto, “se pudesse mudar algumas coisas, obviamente que teria outras atitudes”. Explica Neymar que a “maturidade vai chegando, mas não quer dizer que com 30 anos esteja perfeito”.

Sobre o Paris Saint-Germain, onde faz uma tripla temível, mas que ainda se está a entrosar, com Mbappé e Leo Messi, diz estar “feliz” ao estar numa “grande equipa que pode chegar muito longe”, mas que tem de “jogar junta” e “esforçar-se”. “Estamo-nos a conhecer cada vez melhor e temos tudo para fazer uma grande temporada e conquistar títulos”, rematou.

Com o Mundial do Qatar a chegar já em 2022 — o tal que Neymar disse ser o último da carreira — o avançado disse que o Brasil “tem uma boa equipa”, tendo em Tite um “bom treinador” a orientar um grupo “cada vez mais preparado”. Neymar afirmou (e espera) que seja uma competição em que a sua equipa “vai surpreender, apesar de saber que é muito difícil ganhar um Mundial”. “É o meu maior sonho”, disse, reiterando uma opinião e um desejo que tem partilhado por diversas vezes.

Neymar diz que joga a sua “última Copa do Mundo” em 2022. “Não sei se vou ter mais condição de cabeça para aguentar mais o futebol”, diz