Ficou em estado crítico dos 17 feridos num ataque com uma arma branca num comboio em Tóquio – um incidente onde foi, também, usado líquido inflamável que causou uma pequena explosão e incêndio. O incidente ocorreu num comboio com centenas de pessoas, muitas das quais se dirigiam para festejos de Halloween na capital japonesa.

Um suspeito, um homem de 24 anos que se vestia de Joker, foi detido no local, segundo a imprensa japonesa citada pela Reuters. O ferido mais grave é um homem de cerca de 60 anos que ficou inconsciente depois de ser golpeado com a faca.

Desconhece-se o motivo do ataque, que foi o segundo com uma faca num comboio de Tóquio nos últimos dois meses. De acordo com a imprensa japonesa citada pela Reuters, o suspeito disse às autoridades enquanto estava a ser detido que “queria matar pessoas para depois ser condenado à morte”.

Chegou a ser noticiado pela imprensa japonesa que também teria sido utilizado algum tipo de ácido mas essa informação acabou por não ser confirmada nas últimas horas, podendo ter sido feita confusão com o líquido inflamável derramado pelo atacante.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nas redes sociais foram colocadas filmagens que mostram a intervenção da polícia e largas dezenas de pessoas a fugir das carruagens imobilizadas do comboio.

As imagens podem ferir as pessoas mais suscetíveis.

As pessoas que tentam fugir do comboio têm dificuldade acrescida porque têm de passar por cima dos muros que foram construídos para prevenir situações de queda ou suicídio.

O homem terá, também, causado uma pequena explosão dentro do comboio, que gerou um incêndio que foi combatido por bombeiros no local.

Responsáveis da polícia de Tóquio disseram que o ataque ocorreu no comboio de Keio, perto da estação de Kokuryo (oeste da cidade). A agência noticiosa espanhola EFE, que refere 15 pessoas feridas, indica que o ataque ocorreu cerca das 20h00 locais (11h00 em Lisboa), quando estavam a fechar as assembleias de voto para as eleições para a câmara baixa do parlamento japonês.