O empresário colombiano Álex Saab vai declarar-se inocente perante acusações de branqueamento de capitais, na ordem dos 300 milhões de euros, provenientes de contratos celebrados com o Estado venezuelano.

A decisão do testa-de-ferro de Nicolás Maduro, que se encontra nos EUA desde 16 de outubro, para onde foi extraditado a partir de Cabo Verde, onde foi detido em junho do ano passado, foi anunciada pelo seu advogado, Henry Bell, na segunda-feira. A audiência ao empresário, que deveria ter acontecido nesse mesmo dia, foi adiada para dia 15 de novembro.

Esta declaração de inocência significa, segundo o La Vanguardia, que o colombiano não vai colaborar com as autoridades norte-americanas na investigação, uma vez que uma admissão de culpa poderia significar um acordo para divulgar várias informações sobre o funcionamento interno do governo de Maduro.

Álex Saab é descrito como sendo o braço-direito do chefe de Estado venezuelano, ajudando o governo a ultrapassar sanções internacionais ao país.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Alex Saab. O empresário desconhecido que pode contar nos EUA os segredos da Venezuela de Maduro

Gerardo Reyes, jornalista e autor do livro “Álex Saab: la verdad sobre el empresario que se hizo multimillonario a la sombra de Nicolás Maduro”, descreveu a importância do empresário para o país:

Se faltava leite na Venezuela, passou a telefonar-se a Saab. Se faltava combustível, ele era chamado para resolver a situação”, afirmou Reyes, em entrevista ao El País.

O colombiano celebrou vários negócios e contratos como mandatário do chefe de Estado venezuelano.