Os smartphones da Apple devem ganhar, em breve, capacidade para detetar quando os utilizadores têm um acidente de carro e, automaticamente, fazer uma chamada de emergência. A notícia foi avançada pelo The Wall Street Journal, que acrescenta que a funcionalidade pode começar a ser utilizada nos EUA já no próximo ano.

Os “relógios inteligentes” Apple Watch já têm uma funcionalidade de deteção de quedas, que deteta, por exemplo, quedas de bicicleta através do acelerómetro. Se o utilizador não responder à mensagem sobre se está bem, é iniciada de imediato uma chamada de emergência.

É uma capacidade semelhante à que já foi introduzida em 2019 nos smartphones Pixel, da Google (Android) – quando detetam um acidente rodoviário, através de mecanismos como o acelerómetro interno, no ecrã surge uma mensagem a perguntar ao utilizador se está bem.

Neste caso, a funcionalidade, chamada “crash detection“, pode colmatar o facto de a maioria dos carros em circulação não estar ainda equipada com sistemas de conectividade como os carros mais modernos. O The Wall Street Journal assinala que os planos, porém, ainda são preliminares e podem mudar, como lembraram as fontes contactadas.

As novidades do iPhone mais rápido, mais eficiente – e mais caro – de sempre

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR