O colapso de um prédio em construção em Lagos, na Nigéria, na segunda-feira, provocou a morte de pelo menos 19 pessoas. “Recuperámos mais corpos, até agora temos 19. O número de [pessoas] resgatadas vivas permanece em nove”, disse o porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Emergências da Nigéria (Nema), Ibrahim Farinloye, citado pela agência Efe. O Comissário da Polícia de Lagos, Hakeem Olusegun Odumosu, afirmou que ainda não foi possível determinar a causa do acidente, que podemos ver no vídeo publicado pelo The Guardian:

Às 16h00 locais (15h00 em Lisboa) desta terça-feira, mais de 100 pessoas estavam ainda reunidas fora dos portões do local.

Pelo menos 50 pessoas, na sua maioria trabalhadores da construção civil, ficaram presas no local, de acordo com estimativas que os residentes locais partilharam com a agência espanhola.

Sentados no pavimento em frente ao local, familiares e amigos aguardavam notícias sobre as vítimas dos escombros.

À procura de sobreviventes desde as 07h00, os serviços de salvamento e resgate fizeram uma pausa esta tarde, causando reações negativas entre a multidão.

“Como pode este tipo de coisa acontecer?”, questionou um trabalhador da construção, Gift Christopher, cujos colegas estavam encurralados.

“Existe um número de emergência para o estado de Lagos, todos nós estávamos lá a tentar salvar vidas, mas quando telefonam é-lhes dito que o número não está contactável. Os paramédicos dizem que estão a chegar, e [ainda tem de esperar] três horas, quatro horas“, disse o trabalhador.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na segunda-feira um engarrafamento de trânsito impediu o acesso dos trabalhadores de salvamento e das equipas de remoção de escombros ao local durante quase duas horas.

Gerrard Road, a rua movimentada onde o edifício estava localizado, foi esta terça-feira parcialmente bloqueada para facilitar a chegada dos trabalhadores de salvamento.

O governador do estado de Lagos, Babajide Sanwo-Olu, declarou que tinha suspendido o chefe da Agência Regional de Regulamentação da Construção e ordenou uma investigação.

“Não haverá encobrimento na busca da verdade sobre este incidente. Se se descobrir que alguém esteve envolvido, enfrentará a lei”, garantiu o governador.

Numa declaração segunda-feira à noite, o Presidente nigeriano, Muhammadu Buhari, instou as autoridades “a intensificar os esforços nas operações de salvamento” para as vítimas.

Apenas quatro escavadoras estavam a trabalhar nos escombros esta tarde.

Eric Tetteh, um dos construtores presentes, conseguiu escapar, juntamente com o seu irmão, mas estimou que mais de uma centena de pessoas estarão debaixo dos escombros. A chegada das autoridades ao local do acidente foi muito demorada, o que motivou manifestações de descontentamento por parte das pessoas presentes, segundo a Associated Press.

A agência de notícias recorda que desastres em locais de obras no país são comuns, devido à fraca fiscalização do regulamento de construção civil,  a que se junta, segundo o The Guardian, o uso de materiais inferiores e elevada procura de habitação em Lagos, o principal centro económico do país mais populoso de África.

De acordo com os trabalhadores envolvidos, o prédio luxuoso, que tinha 22 andares, estava em construção há cerca de dois anos.

O preço mais baixo de um andar no complexo que estava a ser construído pela Fourscore Homes era de 1,2 milhões de dólares (cerca de um milhão de euros).