A proteção civil vai promover na sexta-feira, em todo o país, mais uma edição do exercício A Terra Treme, que pretende capacitar a população para o que fazer em caso de sismo.

Em comunicado, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) explica que a 9.ª edição do Exercício Público de Sensibilização para o Risco Sísmico acontece às 11h05 de dia 5 de novembro, em todo o país, desafiando os cidadãos a envolverem-se no processo de “construção de comunidades mais seguras e resilientes”.

O Terra Treme é um exercício nacional promovido anualmente pela ANEPC, em colaboração com diversas entidades públicas e privadas, em particular o Ministério da Educação, através da Direção-Geral da Educação (DGE) e da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEsTE).

A iniciativa, inserida na Estratégia Nacional para uma Proteção Civil Preventiva, dá a conhecer as medidas e os comportamentos de autoproteção a adotar, contribuindo para “uma sociedade mais consciente dos riscos e perigos a que está sujeita”, explica a ANEPC.

O exercício integra a realização de três gestos que podem fazer a diferença e a ação desenrola-se durante um minuto, durante o qual os participantes, a título individual ou coletivo (famílias, escolas, empresas, instituições publicas, privadas ou associativas), são convidados a executar os três gestos de autoproteção: baixar, proteger e aguardar.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Além da população escolar, a ANEPC tem procurado alargar a reflexão e o debate em torno da temática do risco sísmico, assim como a participação neste exercício a outros setores da sociedade civil.

Apesar de o exercício ter expressão nacional, a ANEPC, em articulação com a DGE e a DGEstE, promoverá, a nível nacional, uma ação principal do exercício na Escola EB1JI Rómulo de Carvalho, em São Domingos de Rana, no concelho de Cascais.

Por todo o país, os comandos distritais de operações de socorro da ANEPC irão, em parceria com as comunidades educativas locais, bombeiros e serviços municipais de proteção civil, promover ações de sensibilização sobre o risco sísmico e as medidas de autoproteção a adotar.

A participação poderá ser feita de diversas formas, designadamente a resposta a um inquérito destinado a aferir o grau perceção relativamente ao risco sísmico e que estará disponível na plataforma online, a realização de sessões de esclarecimento para os trabalhadores/colaboradores e de um exercício de teste à evacuação, no mesmo dia do exercício A Terra Treme, que tem um website próprio.

Foi também criada a hashtag #ATerraTreme para identificar nas redes sociais as publicações pessoais ou institucionais relacionadas com a iniciativa.