A Casa da Criatividade inicia sexta-feira o ciclo Novembro Jazz, em que o município de São João da Madeira recebe a britânica Shirley Davis, as portuguesas Maria Mendes e Elisa Rodrigues, e ainda coletivos de soul e dixieland.

Lançado por essa autarquia do distrito de Aveiro em 2018, o programa anual dedicado ao jazz foi suspenso em 2020 devido às restrições relacionadas com a pandemia de Covid-19 e regressa este ano com seis concertos a preços individuais entre os três e os 10 euros, e com passes gerais a 23 ou 25.

Ao longo de todo o mês, o principal palco da cidade acolhe os ritmos especiais do jazz, num trajeto crescente [desde 2018] para mostrar que este estilo musical é de todos e para todos, levando o público a descobrir novos artistas e novas formas de performance”, adianta fonte da Câmara Municipal.

O primeiro dos concertos será por Maria Mendes, cujo espetáculo terá por base o álbum “Close To Me”, que, tendo contado com participações do pianista americano John Beasley e da Metropole Orkest, venceu um prémio Edison e foi nomeado para os Grammy e Latin Grammy.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No dia 7, o jazz será sobretudo para bebés e crianças, acompanhados pelos respetivos pais ou educadores. Proposto pelos coletivos “Música em Família” e “Palavra Cantada”, o concerto “Saxofone e as estrelas” contará a história de uma menina na sua descoberta dos sons produzidos por várias vozes e instrumentos.

Elisa Rodrigues, por sua vez, subirá ao palco a 12 de novembro, para apresentar o seu mais recente disco, “As Blue As Red”. Descrita como uma das vozes-revelação do jazz português, a artista tem já carreira internacional, não só como convidada da banda britânica These New Puritans, mas também pelos seus solos em auditórios como o Barbican, em Londres, e o Hollywood Bowl, em Los Angeles.

A 18 de novembro será “Circus Time/Tempo de Circo”, pelo coletivo português Mimo’s Dixie Band, que se tornaram conhecidos por uma linguagem em que combinam o jazz dixieland típico da década de 1920 com a mímica, artes circenses e uma tónica transversal de comédia.

Vindos do Reino Unido, um dia depois segue-se Shirley Davis & The Silverbacks, com o seu repertório de soul e jazz, amadurecido ao longo de quatro anos de tournée internacional.

A edição de 2021 do Novembro Jazz termina no dia 26 desse mês, com um espetáculo sob a direção artística do músico Filipe Monteiro e com a participação especial de Rui Taipa. O protagonismo da execução caberá à Orquestra de Jazz do Porto, que nesse concerto evocará as obras celebrizadas pelo cantor norte-americano Frank Sinatra (1915-1998).