789kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

"Back in Bahia" com a filarmónica de Gilberto Gil, nem que seja por uma noite

Este artigo tem mais de 2 anos

O brasileiro está num mini tour portuguesa. Esta é a crónica da primeira de duas noites no Coliseu dos Recreios, com calor baiano e o regresso das coisas simples no outono de Lisboa (e Munique).

Concerto de Gilberto Gil com participação especial de Adriana Calcanhotto, no Coliseu dos Recreios. Lisboa, 2 de novembro de 2021. JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR
i

Gil, 79 admiráveis anos, toca acompanhado pelo baterista Marcelo Costa e pela família: os filhos Bem Gil e José Gil, um na guitarra e coros, outro na percussão, e os netos João Gil, guitarra, e Flor, uma menina de 13 anos, entre as teclas e o microfone

JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR

Gil, 79 admiráveis anos, toca acompanhado pelo baterista Marcelo Costa e pela família: os filhos Bem Gil e José Gil, um na guitarra e coros, outro na percussão, e os netos João Gil, guitarra, e Flor, uma menina de 13 anos, entre as teclas e o microfone

JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR

Era o primeiro dia do ano em que já saímos do escritório de noite, a chuva tinha-se instalado há dias na cidade para que não restassem dúvidas de que esta é mesmo a hora de inverno e era preciso arranjar qualquer coisa para fazer para esquecer que o Benfica ia jogar a Munique. Contar trotinetes em contramão, vermelhos passados por entregadores de comida, qualquer coisa. No contexto, um concerto de Gilberto Gil era mais do que um luxo cultural: era um acto de misericórdia. E, para nós em particular, o regresso a uma grande sala de espectáculos depois de ano e meio de deserto pandémico.

Mas a hora do concerto era tardia, os motoristas da Uber tornaram-se mais raros e falíveis do que os pontas-de-lança vocês-sabem-de-quem e a fila para o Coliseu chegava ao D. Maria porque, bilhetes à parte, é preciso mostrar o certificado digital à entrada e há quem precise de tirar um pequeno curso de informática ali mesmo primeiro que o encontre. Lá se passava por uma televisão de um restaurante, ouvia uma reação, cruzava com uma informação no telemóvel – e aquilo de que não queríamos ouvir falar falava por toda a parte.

Gilberto Gil. Um músico tão grande e dois laterais tão… Bom, e portanto, perto das 22h, lá começou. Tudo sentado, na sala e no palco, para a primeira de duas noites de concerto esgotadas em Lisboa (como esgotaram os de Vila Real, Castelo Branco e Braga). Gil, 79 admiráveis anos, toca acompanhado pelo baterista Marcelo Costa e pela família: os filhos Bem Gil e José Gil, um na guitarra e coros, outro na percussão, e os netos João Gil, guitarra, e Flor, uma menina de 13 anos que, de vez em quando, vai deixar as teclas para vir assumir o microfone e a as atenções.

Concerto de Gilberto Gil com participação especial de Adriana Calcanhotto, no Coliseu dos Recreios. Lisboa, 2 de novembro de 2021. JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR Concerto de Gilberto Gil com participação especial de Adriana Calcanhotto, no Coliseu dos Recreios. Lisboa, 2 de novembro de 2021. JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR Concerto de Gilberto Gil com participação especial de Adriana Calcanhotto, no Coliseu dos Recreios. Lisboa, 2 de novembro de 2021. JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR Concerto de Gilberto Gil com participação especial de Adriana Calcanhotto, no Coliseu dos Recreios. Lisboa, 2 de novembro de 2021. JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR

O Coliseu, grato desde o instante -1, grita “Fora, Bolsonaro”, aplaude tudo, ri de toda a história contada, sempre naquele mesmo tom de sábio ancestral, por Gil. Há uma irrequietude de novidade, uma excitação de regresso, uma alegria de vida reencontrada

JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR

Não se pode dizer que têm feito muito por evitar a sombra do avô: José e João têm uma banda com outro membro do clã, Francisco, chamada Gilsons. E Flor lançou no ano passado o primeiro EP: “Gil e Flor: De Avô pra Neta”. Ainda assim, é justo que se diga: João, com a sua alegria e virtuosismo, e Flor, na doçura, serão duas das estrelas da noite. Tal como Adriana – essa da família Calcanhotto – que tem acompanhado a tour europeia e há-de vir para algumas canções.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

É um serão de clássicos: “Chiclete com Banana”, “É Luxo Só”. Flor vem cantar uma versão quase infantil de “Volare” e “I Say a Little Prayer”, de Burt Bacharach. E rezamos, por Odysseas, por Yaremchuk, até pelo Dínamo de Kiev. Vamos a “Drão” e é a maior ovação até aqui. “Uma semente de ilusão”, “Dura caminhada / pela estrada escura”. Damos por nós naquela coisa meio ridícula de cantar dentro da máscara FFP2 e nos novos sentidos que aqueles versos adquirem.

O Coliseu, grato desde o instante -1, grita “Fora, Bolsonaro”, aplaude tudo, ri de toda a história contada, sempre naquele mesmo tom de sábio ancestral, por Gil. Há uma irrequietude de novidade, uma excitação de regresso, uma alegria de vida reencontrada, que leva alguns a suporem que durante selfies, vídeos e diretos, podem tirar a máscara porque o vírus talvez não goste de ser filmado.

A entrada de Adriana Calcanhotto, em todo o caso, dá-lhe novos motivos de júbilo. Começa por “A Paz”, o genial tema de Zizi Possi (“Que contradição / só a guerra faz / nosso amor em paz”), “Elogio”, que escreveu para Gilberto a propósito do dia em que se conheceram, e termina com “Esquadros”, no que é acompanhada pela sala, depois de já ter desabafado: “Tive medo de não voltar a poder dizer isto: ‘Boa noite, Lisboa”.

Concerto de Gilberto Gil com participação especial de Adriana Calcanhotto, no Coliseu dos Recreios. Lisboa, 2 de novembro de 2021. JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR Concerto de Gilberto Gil com participação especial de Adriana Calcanhotto, no Coliseu dos Recreios. Lisboa, 2 de novembro de 2021. JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR

O povo chama para o encore, Gil volta com Adriana e mais ninguém se senta. “Fico Assim sem Você”, “Madalena”, “Toda Menina Baiana”. A sala pula e dança

JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR

E quando estávamos convencidos de que já nos tínhamos esquecido de que, algures nessa Europa desenvolvida, podíamos estar a levar tareia como gente grande, Gilberto levanta-se pela primeira vez, pondo em evidência o fato num rosa suave bem parecido com o de um equipamento alternativo que certa e determinada agremiação usou aqui numas épocas há atrasado.

Falamos de racismo. Já tinha passado pelo “Upa Neguinho” de Edu Lobo; agora, recorda Harlem Désir e a S.O.S. Racismo, vamos a “Touche Pas à Mon Pote” e “Sarará Miolo” (“sara / cura / dessa doença de branco / de querer cabelo liso”). Fala dos anos do exílio com Caetano em Londres no tempo da ditadura, a sala insiste em comprar com Bolsonaro, mas Gil não devolve mais do que um “pois é”, celebrado como um golo que Everton Cebolinha provavelmente não estava a marcar àquela hora. Voltamos à história e a “Back in Bahia”. João Gil brilha no solo, Flor volta para cantar “No Norte da Saudade”.

O final é em crescendo e ao colo de “Andar com Fé” (“a fé não costuma falhar#, insiste o nosso homem), o inevitável “Aquele Abraço”, que dedica ao povo brasileiro em Lisboa, o reggae de “Stir it Up”, a grandiosidade de “Tempo Rei”. O povo chama para o encore, Gil volta com Adriana e mais ninguém se senta. “Fico Assim sem Você”, “Madalena”, “Toda Menina Baiana”. A sala pula e dança naquele ainda estranho baile de máscaras nada festivas, que embaciam, apagam sorrisos, qualquer hipótese de estilo ou confiança numa troca de olhares. Mas que o povo estava com vontade de saltar, estava. Só não sei se esta alegria é saudade ou Brasil. À saída, as vozes nas conversas confirmam a presença significativa de imigrantes desse outro lado do rio Atlântico. No Uber para casa, é inevitável procurar notícias de Munique: 5-2. Alô, torcida do Flamengo. Aquele abraço.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora