O ministro da Defesa de Moçambique, Jaime Neto, disse esta quarta-feira que se fez história com o arranque da primeira missão de formação militar da União Europeia (UE) no país, para preparar tropas para Cabo Delgado.

“Estamos a fazer história”, referiu durante o lançamento da Missão de Formação da União Europeia (EUTM, sigla inglesa) na parada da Companhia de Fuzileiros Independente da Katembe, Maputo.

A missão é o “caminho certo” para a especialização, profissionalização e modernização das Forças Armadas e de Defesa de Moçambique (FADM), sublinhou o governante, que quer tropas com autonomia para enfrentar qualquer ameaça, como a insurgência no norte do país.

Para a UE, depois do Mali, República Centro Africana e Somália, esta é a quarta missão do género em que 140 militares de 10 países europeus, sobretudo de Portugal, vão formar cerca de 1.100 oficiais, sargentos e soldados moçambicanos ao longo de dois anos – seis companhias de comandos e cinco de fuzileiros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

À medida que forem sendo formados, vão para o terreno, combater as forças insurgentes e “proteger a população”, disse o chefe do Estado-Maior General das FADM, Joaquim Mangrasse.

As duas primeiras companhias formadas pela EUTM estarão prontas daqui a quatro meses, uma no Chimoio, centro do país, onde serão formados os comandos, outra de fuzileiros em Maputo.

“Estamos juntos” é uma expressão tipicamente moçambicana e que o brigadeiro-general Nuno Lemos Pires do exército português, comandante da missão no terreno, adotou como ideia chave da missão.

Moçambique. Governo propõe general Lemos Pires para liderar missão de treino da UE

Na prática a formação consiste em praticar operações de combate, mas não só: haverá uma forte componente dedicada à proteção da população, em especial de mulheres e crianças — sendo que em Cabo Delgado tem havido vários relatos de violação de direitos humanos, de um lado e doutro da barricada.

Na ótica de Nuno Lemos Pires, “a melhor coisa que pode acontecer” às tropas moçambicanas é serem aclamados como “protetores” quando chegarem às aldeias e vilas, razão pela qual vão ser formadas “tanto a combater, como a proteger os direitos humanos, mulheres e, muito importante, proteger as crianças, que são o futuro de Moçambique”, sublinhou.

As autoridades moçambicanas, portuguesas e da UE apertaram mãos, satisfeitas perante o desfile militar que marcou o arranque de uma missão preparada por consenso dos estados-membros e “em tempo recorde” após o pedido de ajuda do Governo de Moçambique, feito há um ano.

Isso mesmo referiu António Gaspar, embaixador da UE em Maputo, realçando que esta é apenas uma componente da forte ajuda que a Europa vai dirigir para Cabo Delgado no novo quadro de apoio financeiro que este ano arranca.

A EUTM segue as pisadas da cooperação militar portuguesa em Moçambique, com décadas e no âmbito da qual mais recentemente foram formados fuzileiros, caçadores especiais e controladores aerotáticos das FADM, levando 200 homens capacitados para Cabo Delgado.

Agora, a iniciativa europeia permite “alargar” e “estender” esta formação, realçou o ministro da Defesa português, João Gomes Cravinho, no evento desta quarta-feira.

Os custos comuns para a EUTM Moçambique, a serem cobertos através do novo Mecanismo Europeu de Apoio à Paz (MEAP), estão avaliados em 15 milhões de euros para o período de dois anos, incluindo equipamento não-letal.

Uma tranche urgente de quatro milhões foi desbloqueada em julho para fornecer o material necessário para a formação das duas primeiras companhias, ação que agora arranca, para durar quatro meses.

A província de Cabo Delgado é rica em gás natural, mas aterrorizada por rebeldes armados, sendo alguns ataques reclamados pelo grupo extremista Estado Islâmico.

Desde julho, uma ofensiva das tropas governamentais com o apoio do Ruanda a que se juntou depois a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) permitiu aumentar a segurança, recuperando várias zonas onde havia presença de rebeldes, nomeadamente a vila de Mocímboa da Praia, que estava ocupada desde agosto de 2020.