Um homem de 36 anos foi acusado do sequestro de Cleo Smith, a criança australiana de quatro anos que esteve desaparecida durante 18 dias e que foi finalmente encontrada com vida na passada terça-feira.

Terence Darrell Kelly, até então o único suspeito, foi acusado de vários crimes, incluindo o de levar à força uma crinça com menos de 16 anos, de acordo com a Sky News. A imprensa australiana refere que o homem vai ficar em prisão preventiva até ao próximo dia 6 de dezembro. O suspeito não solicitou fiança.

O homem tinha sido detido para interrogatório e estaria a colaborar com a polícia. Era desconhecido da família.

8 elementos chave na história do desaparecimento de Cleo

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A polícia divulgou ainda o áudio do momento em que a menina foi descoberta. Na gravação é possível ouvir um agente da polícia a dizer que a menina foi encontrada e um segundo a perguntar-lhe pelo nome, ao que esta responde: “O meu nome é Cleo”.

Cleo foi resgatada pela polícia e encontrada no quarto de uma casa em Carnarvon, a cerca de 75 quilómetros do parque de campismo onde estava com a família.

Nas buscas pela criança as autoridades interrogaram mais de uma centena de pessoas que estavam no parque de campismo da noite em que Cleo desapareceu, a 16 de outubro.

Um homem “solitário” que gostava de bonecas

Após a detenção do homem de 36 anos que a polícia acredita ter agido sozinho, veio a público um vídeo onde Terence Darrell Kelly se filma a si mesmo numa sala onde figuram dezenas de bonecas, algumas ainda dentro das respetivas embalagens, conta o The Sydney Morning Herald.

Há também fotografias publicadas na rede social Facebook — datadas de abril do ano passado — que mostram o mesmo homem a andar de carro com uma boneca. Na legenda lê-se: “Adoro levar as minhas bonecas a passear, arranjar os seus cabelos e tirar selfies em público”. Ainda noutra imagem, desta vez de julho de 2020, Kelly usa uma t-shirt alusiva às Bratz e segura duas bonecas, uma em cada mão.

Um funcionário da Carnarvon Toyworld comentou à mesma publicação que a loja vendeu várias bonecas a Kelly ao longo dos anos. Já os vizinhos descrevem o homem agora acusado de rapto como uma pessoa solitária — nos últimos dias foi visto a entrar e a sair de casa na posse de mantimentos.

Quarto de Terence Darrell Kelly com bonecas da marca Bratz

Quarto de Terence Darrell Kelly com bonecas da marca Bratz

As autoridades recusaram comentar se foram ou não encontradas bonecas dentro de casa de Kelly, mas adiantaram que a menina de quatro anos estava a brincar com brinquedos quando foi encontrada.