John Major, antigo primeiro-ministro pelo Partido Conservador, atacou Boris Johnson pela forma como o atual líder do Governo britânico geriu o caso Peterson, ao tentar proteger um deputado do seu partido acusado de violar as regras do lobbying.

Esta semana o Governo tentou bloquear a suspensão de Owen Paterson por um mês decidida na casa dos comuns, mas acabou por recuar tendo pedido desculpas.

Em declarações à rádio 4 da BBC, John Major acusa o Governo de ter violado leis e tratados e de ter feito o contrário do que tinha afirmado várias vezes. E deixa no ar a sugestão de que a administração de Boris Johnson é “politicamente corrupta” pela forma como lidou com o Parlamento.

“Este Governo tem um número de coisas que me preocupam profundamente: eles violaram a lei, na suspensão do Parlamento em 2019, que foi considerada ilegal pelos tribunais. Eles quebraram tratados, numa referência ao protocolo da Irlanda do Norte. Eles faltaram à palavra dada em muitas ocasiões”.

As declarações de Major surgem no rescaldo do caso Owen Paterson. O deputado conservador eleito por North Shropshire foi investigado pela comissão de ética da casa dos comuns, o Parlamento britânico, depois de ter sido acusado de violar várias regras que regem o exercício de lobbying pelos deputados. Entre os comportamentos sancionados estão encontros com membros do Governo e dirigentes da agência de proteção alimentar, a Food Standards Agency, em representação de interesses de companhias privadas.

A comissão parlamentar recomendou a suspensão por 30 dias de Paterson, mas esta proposta foi bloqueada pelos deputados conservadores que defenderam a revisão dos padrões impostos aos deputados. Perante as reações furiosas da oposição e de alguns deputados conservadores, o partido de Boris Johnson recuou e o deputado sancionado demitiu-se, afirmando que queria uma vida “fora do mundo cruel da política”.

Há um certo tom de que “agora somos nós a mandar” no seu comportamento. E isso “tem de acabar e tem de acabar já”. Major é um opositor de Johnson e apoiou um outro dirigente na corrida pela liderança do Partido Conservador.  “Fui um conservador toda a minha vida. E estou preocupado com forma como o Governo se comporta. Suspeito que muitas outras pessoas também estão”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR