A Ford Trucks investiu cinco milhões de euros num “megaentreposto” em Meirinhas, Pombal, e prevê duplicar a faturação em Portugal para 41 milhões de euros este ano, face a 2020, anunciou esta segunda-feira a marca de pesados.

“O ano de 2021 é um marco importante na consolidação do nosso negócio em Portugal, com a abertura das instalações do importador em Meirinhas, num investimento que ultrapassou os cinco milhões de euros”, refere o diretor-geral da Ford Trucks Portugal, citado num comunicado.

Segundo adianta Bruno Oliveira, a previsão de volume de negócios da marca — representada em Portugal pela OneShop, Distribuição Automóvel S.A. — para este ano é de 41 milhões de euros, o que representa um crescimento de 100% face aos 20,5 milhões de euros de 2020, exercício em que já tinha mais do que duplicado o negócio do ano da entrada no país (2019), que fechou com 8,6 milhões de euros.

Já o volume de veículos em circulação até ao final de 2021 “deverá ultrapassar as 350 unidades, o que representa uma quota de mercado (em veículos com mais de 16 toneladas) de 5%, muito acima das expectativas, tendo em conta o contexto económico” atual, acrescenta.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em 2022, “fruto da estratégia definida e excelente recetividade da marca no mercado”, a Ford Trucks Portugal espera continuar a crescer e terminar o ano com 6% de quota.

De acordo com a empresa, foi este desempenho que “justificou a criação de uma estrutura comercial e de uma rede de assistência pós-venda com seis oficinas que cobrem todo o território continental” e que, além do agora inaugurado “megaentreposto” de Meirinhas, integra as cinco instalações já em operação em Alverca, Albergaria-a-Velha, Loulé, Vilar do Pinheiro e Viseu.

“Tudo isto apesar dos constrangimentos pandémicos por que passaram as atividades económicas e às quais o setor dos veículos pesados não foi exceção”, salienta, avançando estarem ainda “previstas novas aberturas até final deste ano”.

O “megaentreposto” agora inaugurado no concelho de Pombal dispõe de três pisos, uma área coberta superior a 1.500 metros quadrados, espaços dedicados para oficinas e exposição de viaturas, serviços administrativos e comerciais e uma área descoberta de 8.400 metros quadrados.

Em Portugal, a Ford Trucks é representada pela OneShop, Distribuição Automóvel S.A., com coordenação de Bruno Oliveira e uma equipa de 48 colaboradores que garantem a assistência de todos os pesados de mercadorias da marca, disponíveis nas gamas Tractor, Road e Construction.

Em paralelo com a expansão da rede comercial, a Ford Trucks diz ter vindo a apostar “no alargamento e reforço de valências pós-venda para clientes nacionais, com destaque para a rede de assistência, presente em toda Europa, acessível através de um serviço de apoio ao cliente 24 horas”.

Como resultado, salientam”, durante a pandemia a Ford Trucks e a sua rede de concessionários conseguiram manter os níveis de assistência, disponibilizando peças de fábrica num curto espaço de tempo e assistência pós-venda a tempo inteiro”.