O diretor da CIA, Bill Burns, conversou via telefone com Vladimir Putin quando esteve em Moscovo, na semana passada, para avaliar as intenções russas em relação ao aumento da presença militar do país na fronteira com a Ucrânia, segundo a CNN.

O porta-voz do chefe de Estado russo, Dimitry Peskov, confirmou a (rara) conversa, e revelou alguns dos temas abordados na chamada:

Relações bilaterais, a situação de crise na prática diplomática, e uma troca de ideias em relação a conflitos regionais. Obviamente, os problemas de segurança informática também foram abordados”, disse o porta-voz.

A visita de Bill Burns a Moscovo deveu-se à preocupação do governo norte-americano com a colocação de unidades militares em territórios perto da fronteira da Rússia com a Ucrânia.

O ministério da defesa da Ucrânia desvalorizou estas movimentações militares, garantindo que os russos “transferem e acumulam unidades militares com o propósito de manter a tensão na região e a pressão política nos países vizinhos”, em declarações partilhadas no Twitter na terça-feira da semana passada.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Imagens do satélite da Maxar Technologies, empresa do Colorado, revelaram movimentações irregulares de “tropas russas, tanques e artilharia” perto da fronteira com a Ucrânia, que podem indicar a preparação de uma possível invasão, o que preocupa o governo norte-americano, tal como a dependência da Europa em relação à Rússia, devido à recente crise energética do continente, que vai ser obrigado a aumentar a sua importação de gás natural russo.