Morreu esta terça-feira o politólogo Rui Oliveira e Costa, antigo deputado do PSD, ex-dirigente da UGT e administrador da empresa de sondagens Eurosondagem, e comentador desportivo na SIC Notícias e RTP. Tinha 73 anos e estava doente há algum tempo.

O Sporting Clube Portugal manifestou o seu pesar pela morte do antigo membro do conselho leonino e antigo diretor do jornal do clube, em nota publicada no seu site oficial: “Aos familiares e amigos, o Sporting CP endereça as mais sentidas condolências, não deixando de enaltecer e agradecer os anos de dedicação e devoção ao Clube.”

Ao longo da sua vida, o também professor de Ciências Políticas na Universidade Lusófona exerceu vários cargos, como a vereação da Câmara do Seixal entre 1998 e 2001, membro da Comissão Nacional do PPD/PSD de 1978 a 1986, membro da Comissão Nacional do PS de 1989 a 2008.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Pertenceu ainda ao painel do programa da SIC Notícias “O Dia Seguinte”, onde foi comentador desportivo afeto ao clube leonino.

A União Geral de Trabalhadores (UGT) também lamentou a morte do ex-dirigente, através de uma publicação na página oficial de Facebook da central sindical: “Rui Oliveira e Costa foi um dos fundadores da UGT. Morreu hoje [terça-feira], depois de uma luta titânica contra uma doença que o venceu. A UGT está de Luto”, lê-se.

Rui Oliveira e Costa era um “homem comprometido com a democracia”

O presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, relembra Rui Oliveira e Costa como “um homem comprometido com a democracia e um lutador incansável pelos direitos dos trabalhadores”, disse em nota à agência Lusa. “[Rui Oliveira e Costa] Homem afável, conversador, que tive o privilégio de conhecer e ter como amigo ao longo de mais de 60 anos”, concluiu. Ferro Rodrigues enviou “as mais sentidas condolências”.

João Soares, filho de Mário Soares e ex-presidente da Câmara Municipal de Lisboa, partilhou as suas condolências numa publicação na sua página pessoal de Facebook: “Recebo com tristeza a noticia da morte, vitima de cancro, de Rui Oliveira Costa. Era amigo do Rui há muito. Lembro-me do papel que teve nas presidenciais de 1986 quando se afastou do PSD e apoiou o meu pai.”

Como adianta a agência Lusa, o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, que foi colega de Rui Oliveira e Costa num programa televisivo desportivo, relembra o politólogo apontando que este dispunha de uma “alegria contida” e um “humor cáustico”.