A polícia brasileira está a investigar as causas da queda da aeronave que transportava a cantora brasileira de sertanejo Marília Mendonça, que acabou por morrer na sequência do acidente. Nas últimas horas, foi encontrado um cabo enrolado na hélice do aparelho.

De acordo com Ivan Lopes Sales, delegado regional da Polícia Civil de Caratinga, ainda não foi possível apurar se foi este o cabo que se rompeu da torre de transmissão de energia da Companhia Energética de Minas Gerais. Isto depois de as autoridades concluírem, nos últimos dias, que a queda se deveu ao facto de a aeronave se ter embatido contra cabos de alta tensão.

Cantora brasileira Marília Mendonça morre em queda de avioneta

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“É facto que há um cabo enrolado na hélice. Agora só [se] vai poder afirmar que esse cabo é o cabo que se rompeu quando houver um relatório pericial”, explicou Ivan Lopes Sales à Globo.

Parte dos destroços da aeronave vão ser agora encaminhados para o Rio de Janeiro para ser analisados, enquanto os motores serão levados para Sorocaba, em São Paulo, onde será feita uma vistoria por especialistas neste tipo de equipamentos, noticia esta terça-feira a Globo.

As autoridades brasileiras também ainda estão investigar se a queda da aeronave se tratou de um crime, não excluindo para já eventuais responsabilidades criminais. Não se comprometeram com nenhum prazo, dizendo apenas que “querem dar uma resposta célere”.

Equipa de assessores de Marília Mendonça esclarece mal-entendido sobre sobreviventes

Nos momentos após a queda da aeronave, circulou a informação de que a cantora teria sobrevivido. Contudo, tal não correspondia à verdade. Foi a equipa de assessoria de Marília Mendonça que inicialmente fez esse anúncio e, esta terça-feira, decidiu esclarecer a situação.

“Quando tivemos conhecimento do acidente, a assessoria de imprensa procurou informações credíveis”, indicaram os assessores da cantora, referindo que na altura foram informado de que “estaria tudo bem” e “que todas as pessoas estavam a ser conduzidas ao hospital, somente para realizar exames”. No entanto, 20 minutos depois, essas mesmas fontes informaram sobre a morte da cantora.

Como a morte de cantora Marília Mendonça, a “rainha da sofrência”, comoveu Brasil

“Em nenhum momento o equívoco foi intencional”, sublinharam os assessores em comunicado citado no portal Extra da Globo, acrescentando que sempre prezam “pela ética profissional e moral”.

Marília Mendonça morreu na passada sexta-feira. Cerca de 100 mil pessoas estiveram no velório. A cantora tinha três concertos marcados para Portugal no final de novembro — dois no Porto e um em Lisboa. Um deles, que se realizaria no Pavilhão Rosa Mota a 28 de novembro, já estava esgotado.