Um dos primeiros computadores da Apple, construído manualmente por Steve Wozniak e Steve Jobs, foi leiloado esta terça-feira por 400 mil dólares (cerca de 350 mil euros) na Califórnia.

A última licitação, de acordo com o Los Angeles Times, foi de 400 mil dólares, mas o comprador teve ainda de pagar uma comissão de 100 mil dólares à leiloeira John Moran, não sendo, contudo, o computador Apple-1 com maior valor de leilão. Em 2014, um outro computador deste modelo foi leiloado por 900 mil dólares (cerca de 785 mil dólares) em Nova Iorque.

Além de pertencer aos primeiros 200 computadores construídos da gigante tecnológica Apple, o dispositivo vendido no dia 9 faz parte de um lote de 50 unidades encomendadas por uma loja, com uma particularidade específica: são revestidos com madeira havaiana “koa”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Segundo a BBC, o computador teve apenas dois donos até agora. O primeiro foi um professor da Universidade de Chaffey. O segundo dono, que tinha ficado com ele até agora, era aluno do professor, e comprou o dispositivo por 650 dólares.

O especialista em computadores Apple-1 Corey Cohen, citado pelo Los Angeles Times, explicou que “este [computador] é uma espécie de Santo Graal da eletrónica vintage e para os colecionadores de computadores”.

Cerca de 20 computadores da Apple-1 poderão ainda encontrar-se em condições de funcionar, afirma a BBC.

A Apple foi fundada em 1976, o mesmo ano em que este modelo de computadores foi construído, e funcionou inicialmente numa garagem na Califórnia.