Aos 105 anos, a norte-americana Julia Hawkins bateu o recorde de 100 metros para mulheres com mais de 105 anos no fim de semana passado, completando a distância em quase um minuto e três segundos (1:02:95).

A atleta sénior, do estado de Louisiana, nos Estados Unidos, garantiu que não ficou satisfeita com a marca, uma vez que queria completar a prova em menos de um minuto: “Foi maravilhoso ver tantas pessoas da família e amigos, mas queria ter acabado em menos de um minuto.”

A nova recordista começou a competir nos jogos nacionais para seniores quando tinha 80 anos em provas de contrarrelógio de ciclismo, onde ganhou várias medalhas de ouro, noticia o The Guardian. Só parou de competir nesta categoria porque “já não tinha ninguém da sua idade com quem competir”, segundo a mesma.

Quando Julia fez 100 anos começou a correr, e, em 2017, bateu o recorde de 100 metros para pessoas acima dos 100 anos, com uma marca de 00:39:62. Em setembro, Diane Friedman bateu o seu recorde, o que motivou Julia Hawkins a voltar a competir este ano. Apesar da idade avançada, a antiga professora disse que queria continuar a correr enquanto fosse possível:

“Adoro correr, e adoro ser uma fonte de inspiração para os outros. […] Quero continuar a correr enquanto puder. A minha mensagem para todos é de que devem manter-se ativos se quiserem continuar a ser saudáveis e felizes à medida que envelhecem”, disse Julia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR