Todos os cenários estão em cima da mesa face à evolução epidemiológica do país. António Sales, secretário de Estado da Saúde, reforçou este sábado, a mensagem de Marta Temido. Instado a detalhar os cenários, depois de, na véspera, a ministra da Saúde não ter afastado a hipótese de um novo confinamento, Sales foi claro: “Todos os cenários são todos os cenários.”

As declarações foram feitas aos jornalistas, à margem da visita ao centro de vacinação de Odivelas, onde também esteve presente Graça Freitas, diretora geral da Saúde. O governante aproveitou para apelar à vacinação dos portugueses. 

Marta Temido não descarta novo confinamento: “Todos os cenários têm de estar em aberto”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Só este sábado foram administradas 12 mil vacinas contra a Covid-19 e 17 mil contra a gripe, avançou o governante. “Em pouco mais de duas horas, parece significativo, de Norte a Sul do país”, referiu António de Lacerda Sales, em jeito de balanço da modalidade Casa Aberta para maiores de 80 anos que este fim de semana decorre em todo o país.

Sobre o futuro, o secretário de Estado lembrou que há países a recuar e a recuperar medidas de contenção da pandemia e disse que Portugal “não é uma ilha, tem conexão com outros países”. Acima de tudo, frisou que neste momento é preciso passar uma mensagem de cautela e apelou a que todos os que são elegíveis para tomar a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 que vão fazê-lo.

Graça Freitas, diretora geral de Saúde, deixou o mesmo apelo. “E também que façam a vacina da gripe. O nosso apelo é vacinar, vacinar, vacinar. Temos vacinas, temos organização, temos logística, temos médicos, temos enfermeiros, vamos a tempo de nos vacinar e um reforço para a Covid-19 e para a vacina da gripe são mesmo necessários, volto a dizer, necessários, para que cheguemos ao Natal e a todo o inverno com mais segurança.”