Um casal jovem e os seus quatro filhos vão ser realojados numa habitação arrendada pelo Município de Leiria, acedendo ao desafio lançado pelo Alto Comissariado das Migrações, anunciou esta quinta-feira aquela autarquia.

“Leiria é, por tradição, uma cidade de acolhimento, pelo que estamos em crer que esta família de origem afegã, que chegou ao nosso país num contexto de muita fragilidade e perturbação, irá facilmente adaptar-se à nossa cidade, sendo certa a necessidade de um trabalho de parceria em rede para promover uma integração plena”, adiantou a vereadora do Desenvolvimento Social e Migrantes, Ana Valentim, citada numa nota de imprensa.

A família é constituída por dois adultos e quatro menores, com idades entre os 7 e os 16 anos, tendo o estatuto de refugiado. Tem habilitações superiores na área da economia e da educação. Ana Valentim considerou, por isso, “importante” que o casal “seja rapidamente colocado e integrado no mercado de trabalho, fator relevante para o sucesso da sua integração social e o alcance de autonomia”.

A Câmara de Leiria, liderada por Gonçalo Lopes (PS), vai suportar o pagamento da renda, que será financiada pelo programa do Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana “Porta de Entrada”.

Na nota, o município informa que se encontra a equipar toda a habitação, sendo intenção que os seis elementos da família passem o Natal já em Leiria.

Este apoio, a par dos benefícios da Segurança Social, é uma das medidas para a integração social da família, que será fruto de um trabalho de parceria com diversas entidades públicas e locais, sendo coordenado pelo Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes de Leiria, lê-se ainda no comunicado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR