O Brasil registou uma queda de 4,7% nos assassínios nos primeiros nove meses do ano face ao mesmo período de 2020, segundo o índice nacional de homicídios criado pelo portal de notícias brasileiro G1.

Os dados recolhidos junto a órgãos oficiais dos 27 estados brasileiros apontaram que houve 30.954 assassínios no país sul-americano nos primeiros nove meses deste ano, 1.517 mortes a menos que no mesmo período de 2020 (32.471).

Estão contabilizadas no número as vítimas de homicídios dolosos (incluindo os feminicídios), latrocínios e lesões corporais seguidas de morte.

As informações recolhidas pelo G1 com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) alertaram, porém, que em agosto e setembro o número de homicídios foi maior que no ano passado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“A redução que vinha se verificando nos seis primeiros meses do ano perde força no último trimestre, o que indica reversão dos resultados positivos em alguns estados”, avaliou Samira Bueno, diretora executiva do FBSP.

O FBSP alertou, em publicação recente, que em 2020 já se verificava crescimento dos homicídios em áreas rurais e de floresta, com taxas muito acima da média nacional. Se a região é hoje objeto de disputas de diferentes grupos criminosos organizados envolvidos no narcotráfico, crimes ambientais e disputas fundiárias, também tem motivado a alta da violência na região”, acrescentou.

Os dados indicaram que o estado brasileiro do Amazonas registou a maior subida nos assassínios em 2021, posto ocupado anteriormente por Roraima, outro estado localizado no norte do país.

Houve um aumento de 38,6% nos homicídios no Amazonas nos primeiros nove meses deste ano face ao mesmo período de 2020.

O levantamento compila os dados recolhidos junto de secretarias de segurança de todos os estados do Brasil mês a mês e faz parte do Monitor da Violência, uma parceria do G1 com o NEV-USP e o FBSP.