Telma Monteiro admitiu desistir depois de ter falhado a medalha nos Jogos Olímpicos de Tóquio. O ciclo foi maior do que o normal, as lesões não ajudaram em alguns momentos, os sucessos e os pódios deram sempre uma tónica extra de motivação para ir pouco mais além. Na semana passada, e em termos públicos, a judoca assumiu que ainda irá tentar chegar a Paris, em 2024. Ou melhor, vai tentar ganhar outra medalha olímpica em 2024. E esse caminho que dá os primeiros passos prova que a idade pode não ser um entrave.

Menos de uma semana depois de ter conquistado os Campeonatos Nacionais, Telma Monteiro ganhou a medalha de ouro no Grand Slam de Abu Dhabi, derrotando na final a francesa Priscilla Gneto.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Depois de ter ficado isenta da primeira ronda, beneficiando do estatuto de segunda cabeça de série em -57kg, a judoca do Benfica começou por derrotar a também francesa Faiza Mokdar por waza-ari, ganhando de seguida à turca Acelya Toprak em apenas 58 segundos com uma chave de braço que levou à desistência. Na final, Telma Monteio derrotou Priscilla Gneto também por waza-ari e assegurou a medalha de ouro.

Também esta sexta-feira, Catarina Costa, quinta classificada na categoria de -48kg nos Jogos Olímpicos de Tóquio, ganhou a medalha de bronze no Grand Slam de Abu Dhabi. Após ter ficado também isenta da primeira ronda, a judoca perdeu com a russa Irina Dolgova (que falharia depois o acesso ao pódio), caiu nas repescagens mas venceu nessa fase a belga Ellen Salens e a também russa Sabina Giliazova.