O ministro francês da Educação, Jean-Michel Blanquer, visitou esta sexta-feira o espaço dedicado a Portugal no salão “Partir Etudier a l’Étranger”, qualificando a língua portuguesa como “magnífica” e prometendo apoiar o seu desenvolvimento em França.

A língua portuguesa é uma língua muito importante em todo o mundo […] É importante também em França, não só porque há muito franceses de origem portuguesa, mas também porque temos muitas relações com Portugal e é uma língua magnífica, com uma literatura muito bonita, portanto apoiamos muito o desenvolvimento da língua portuguesa”, disse o ministro em declarações à Agência Lusa.

O governante francês inaugurou esta sexta-feira de manhã o salão “Partir Etudier a l’Étranger”, onde vários países tentam atrair os alunos franceses para estudarem nas suas universidades. Portugal é o convidado de honra deste salão, tendo trazido nove politécnicos (Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Portalegre, Porto, Setúbal, Viana do Castelo e Viseu) e sete universidades (Aveiro Évora, Minho, Porto, Trás-os-Montes e Alto Douro, Universidade Europeia e Universidade Católica) até à capital francesa.

Para o ministro, a aprendizagem de línguas estrangeiras em França tem sido uma preocupação constante, sendo apontado como um calcanhar de Aquiles aos estudantes e à mão de obra francesa.

O governante prometeu constituir até ao final do ano o Conselho Superior das Línguas em França que terá como missão melhorar a aprendizagem de línguas em França e o português será uma das línguas visadas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Temos um plano a longo prazo para constituir um Conselho Superior das Línguas e estamos atentos ao desenvolvimento de certas línguas em França e a língua portuguesa faz parte desses esforços”, garantiu esta sexta-feira o ministro.

De forma a chamar a atenção do governante para a importância da língua portuguesa, a secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, que também marcou presença neste salão, ofereceu-lhe o “Nouvel Atlas de La Langue Portugaise”, das edições Imprensa Nacional Casa da Moeda.

É para que perceba que a língua portuguesa não é uma língua rara, mas é uma das línguas mais faladas no mundo, por isso, uma língua de oportunidades”, disse a governante portuguesa.

Em 2019, uma reforma introduzida pelo Governo francês fez com que a língua portuguesa tivesse menor preponderância na nota final dos alunos do ensino secundário, criando assim o receio de um potencial decréscimo de alunos interessados em aprendê-la.

Como resposta, Portugal mobilizou-se, juntando o apoio dos restantes embaixadores de países lusófonos acreditados em Paris e o tema foi mesmo assunto do jantar entre o primeiro-ministro português, António Costa, e o Presidente francês, Emmanuel Macron, aquando da visita do chefe de Governo português a Paris, em maio de 2019.

Esta mobilização levou o Governo francês a recuar nessa decisão e a introduzir projetos-piloto em diferentes territórios onde há maior densidade de falantes de português como a Guiana francesa ou em Île-de-France, onde está a maior comunidade de emigrantes portugueses, fazendo com que a língua contasse para a média final.