Uma detenção, sete arguidos e a apreensão de uma reprodução de arma, três bastões extensíveis e um aerossol de defesa foi o resultado de uma operação efetuada na quinta-feira pela PSP contra a venda de armas online.

Segundo adianta a PSP em comunicado, a operação visou o cumprimento de um mandado de detenção fora de flagrante delito e 18 mandados de busca, dos quais 10 de busca domiciliária, nos concelhos da Lisboa, Setúbal, Guarda, Bragança e Viseu.

Durante a ação policial foram ainda apreendidos pela PSP dois telemóveis, um portátil, um tablet e um disco rígido.

A operação — indica a PSP — resultou de uma investigação desenvolvida durante um ano pela PSP, em articulação com o Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa (DIAP) e relacionada com a detenção, tráfico e mediação de armas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Esta investigação foi iniciada após a sinalização efetuada pelo Departamento de Armas e Explosivos e análise realizada pelo Núcleo de Cibercriminalidade do Departamento de Investigação Criminal, a um anúncio efetuado numa plataforma digital de vendas online onde se disponibilizavam para venda várias supostas armas”, precisou a PSP.

Esta operação envolveu 30 policias de várias valências da PSP, onde se inclui o Departamento de Armas e Explosivos e Departamento de Investigação Criminal da PSP.

O detido será submetido a primeiro interrogatório judicial, no DIAP de Lisboa, durante esta sexta-feira para aplicação da medida de coação.

Na véspera, fonte policial revelou à Lusa a detenção de um bancário, de 25 anos, por suspeitas de tráfico de armas comercializadas através da plataforma online OLX, no âmbito daquela operação.

PSP deteve bancário em operação contra venda de armas através da internet

A mesma fonte adiantou que o bancário detido é ainda suspeito de ter desviado fundos de contas bancárias de clientes da Caixa Geral de Depósitos, onde trabalha.