Jack Dorsey, o fundador do Twitter, anunciou esta segunda-feira que vai abandonar o cargo de presidente executivo da rede social. Num comunicado que partilhou na sua plataforma, o ex-líder do serviço online diz que “chegou finalmente o momento de sair” e adianta que Parag Agrawal, até agora diretor tecnológico da empresa, irá substitui-lo.

[Abaixo, pode ver a publicação que Jack Dorsey fez no Twitter com o comunicado a anunciar os motivos da sua saída]

Dorsey, que tem 45 anos, vai continuar a fazer parte do conselho de administração do Twitter até meados de maio de 2022. Depois, abandonará também essa função, sendo que Bret Taylor substituirá Patrick Pichette como presidente deste órgão. “Vou levar o meu mandato até ao fim (meados de maio) para ajudar o Parag e o Bret nesta transição”, refere o ex-líder.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Quero que todos saibam que esta decisão foi minha. Foi difícil, obviamente. Adoro este serviço e esta empresa”, diz Dorsey em comunicado.

Segundo o fundador do Twitter, Parag foi a sua “primeira escolha” para ser o novo presidente executivo da rede social que criou. “O conselho de administração fez um processo rigoroso e considerando todas as opções optou unanimemente por Parag”, frisa Dorsey. Segundo o antigo líder, o diretor tecnológico “esteve por detrás de todas as decisões críticas e ajudou a empresa a avançar”. “Lidera com coração e alma (…) e a minha confiança nele é total”, adianta.

Parag juntou-se ao Twitter em 2011 e, desde 2017, ocupava o cargo de diretor tecnológico da rede social. Nascido e formado na Índia, o engenheiro informático acabou por doutorar-se na sua área de formação pela Stanford University. Antes de chegar ao Twitter, passou para Microsoft, pela Yahoo e pela At&T. Segundo um comunicado que o próprio partilhou na plataforma, promete: “Vamos mostrar ao mundo o potencial máximo do Twitter”.

[Abaixo, a publicação de Parag Agrawal no Twitter]

Esta não é a primeira vez que Jack Dorsey abandona o cargo de presidente executivo da empresa que fundou. Em 2008, dois anos depois de ter lançado o Twitter, foi afastado da função devido ao conselho de administração da época ter considerado que o fundador “não era adequado para o cargo”. Como relembra o The Verge, Ev Williams, um dos primeiros investidores da empresa, criticou-o pela vida que levava com uma frase que se tornou famosa: “Pode ser alfaiate ou CEO do Twitter. Não pode ser os dois” (nalguns dias, Dorsey saia mais cedo para ir a aulas de yoga e de design de moda).

Em 2015, Dorsey voltou a ocupar o cargo de presidente executivo do Twitter depois de Dick Costolo deixar a função, mas apenas a título interino. Porém, após três meses sem encontrar um novo líder para a empresa, o conselho de administração decidiu que Jack Dorsey deveria manter as funções oficialmente.

Nos últimos anos, Jack Dorsey enfrentava críticas internas, principalmente pelo Elliott Management, um fundo de investimento que detém parte do Twitter, tendo sido divulgado em 2020, como contou a CNBC, que Paul Singer, fundador da entidade, considerava que o ex-líder da rede social não devia continuar à frente desta.

Além de ter fundado o Twitter, o empreendedor está também por detrás da Square, uma plataforma de pagamentos online. Contudo, pelo menos para já, não há informação de que vá deixar os cargos de presidente executivo e do conselho de administração dessa empresa.