A Gigafactory Berlim, a primeira fábrica da Tesla em solo europeu, vai começar finalmente a produzir durante o mês de Dezembro, após seis meses de atrasos. A fábrica foi construída rapidamente mas, desde então, foi um constante “arrastar de pés” rumo à entrada em laboração.

Os atrasos ficaram a dever-se sobretudo aos ambientalistas, que começaram por se bater pelos direitos dos répteis que habitam na zona, para depois contestarem o abate de árvores necessário à implantação da fábrica. Tudo isto num terreno cuja venda foi aprovada e orientada pelo estado de Brandeburgo. Ultrapassadas as diferentes contestações, a autorização para o arranque da produção deverá ser emitida pelas autoridades nos próximos dias, segundo avança a imprensa alemã, pelo que os primeiros Tesla europeus poderão começar a sair da linha de montagem durante o mês de Dezembro.

Tesla em festa confirma Berlim para Novembro com um carro a cada 45 segundos

Depois de ter já fabricado um número reduzido de unidades do Model Y, para apurar o funcionamento da linha de produção – será este o primeiro modelo a sair da Gigafactory Berlim, antecedendo o Model 3 –, a Testa pretende arrancar assim que receber autorização.

Vai depois incrementar progressivamente o ritmo de fabricação, até atingir as 1000 unidades por semana, logo no início de 2022. Isto aponta para uma produção anual ligeiramente superior aos 200.000 Model Y por ano, o que associado a igual número de Model 3, não estará longe dos 500.000 veículos/ano previstos para a Gigafactory alemã.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR