O Ministério da Agricultura anunciou esta quinta-feira a abertura de dois concursos, com uma dotação de quatro milhões de euros cada um, para financiamento de projetos de investigação, desenvolvimento e inovação no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

“Os Avisos agora anunciados dão resposta às Iniciativas Emblemáticas ‘Territórios Vulneráveis’ e ‘Agricultura 4.0’, da Agenda de Inovação para a Agricultura 20 | 30 ‘Terra Futura’, sendo que cada candidatura pode beneficiar, no máximo, de um milhão de euros”, refere a tutela em comunicado.

Segundo explica, “o primeiro Aviso pretende promover o desenvolvimento sustentável, uma gestão eficiente dos recursos naturais — como a água, os solos e a biodiversidade — e a valorização dos recursos endógenos dos territórios nacionais”.

“Ou seja, pretende apoiar atividades de I&D [Investigação & Desenvolvimento] e inovação que desenvolvam e promovam práticas mais ecológicas, modos de produção mais sustentáveis, valorizem os serviços dos ecossistemas, as raças autóctones e as variedades tradicionais, contemplando todos os tipos de agricultura”, acrescenta.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Já o segundo Aviso “ambiciona encontrar respostas que promovam a digitalização e a aplicação das tecnologias digitais para melhorar a produtividade agrícola e agroalimentar, colocando o conhecimento como fator de competitividade e de igualdade”.

Neste sentido, “a proposta passa por agregar o conhecimento científico a equipamentos avançados, à ‘Internet of Things’ (IoT) e à ciência de dados, de modo a desenvolver soluções que possam ser aplicadas a diferentes sistemas agrícolas e que tenham um grande potencial de exploração, comercialização e internacionalização”.

Queremos, com inovação, conhecimento e tecnologia, convocar a sociedade a responder aos desafios que se colocam ao setor agrícola, e daí a importância de implementar a Agenda ‘Terra Futura'”, refere o ministério.

Citada no comunicado, a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, salienta a necessidade de “garantir uma produção cada vez mais sustentável a todos os níveis — ambiental, económico e social “, explicando que “estes dois Avisos incidem, precisamente, na colocação de mais inteligência nas cadeias de valor, através da Agricultura 4.0, e na resposta aos desafios da transição ecológica e climática, através da aposta em territórios mais sustentáveis”.

A apresentação das candidaturas pode ser feita desta quinta-feira até às 17h00 de 28 de fevereiro de 2022.

Contemplada no PRR, a Agenda de Inovação tem destinados 93 milhões de euros para a sua implementação, divididos em três partes: 45 milhões de euros para a dinamização de projetos de investigação e inovação; 12 milhões para o financiamento de projetos estruturantes para a transformação digital; e 36 milhões para a modernização de 24 polos da Rede de Inovação.